Escolha uma Página

No dia 29 de outubro, o Sistema Faepa/Senar, por meio da Comissão das Mulheres do Agro, promoveu a Palestra Outubro Rosa – acerca da importância da prevenção ao câncer de mama, ministrada pela médica e oncologista Paula Sampaio.

A abertura do evento foi realizada pela diretora do Sistema Faepa/Senar e vice-presidente da Comissão das Mulheres do Agro, Márcia Centeno, que agradeceu a colaboração e a presença da Dra. Paula Sampaio. “E uma honra podermos contar com sua presença para ajudar a esclarecer e tirar dúvidas sobre tema, que é hoje, o maior causador do número de mortes entre as mulheres no mundo, e que se diagnosticado precocemente, pode vir a ter até 95% de chances de cura”, destacou a vice-presidente da Comissão, Márcia Centeno.

O evento, realizado para as colaboradores do Sistema Faepa/Senar, também contou com a presença das assessoras técnicas do Sistema e integrantes da Comissão das Mulheres do Agro, Eliana Zacca e Rosirayna Remor. A oncologista, dra. Paula Sampaio, iniciou a palestra explicando o que é o câncer e ressaltou práticas de prevenção, destacando a mudança no estilo de vida de forma a evitar o sedentarismo e a obesidade.

A dra. Paula Sampaio também ressaltou sobre a importância do diagnóstico precoce, por meio do autocuidado, do exame de toque – que pode ser realizado pela própria pessoa, e acerca da importância de manter a rotina de exames em dia, a exemplo da mamografia. “O câncer de mama tem cura. O autoexame é super importante fazer para nos conhecermos, mas isso não substitui a mamografia, que realiza um rastreamento do câncer de mama, ou seja, ajuda a verificar quando não tem sintoma aumentando a chance de cura.”

Sobre a Campanha Outubro Rosa
Neste ano, a Comissão das Mulheres do Agro reforça a importância de manter-se informado, com o objetivo de trabalhar a prevenção entre mulheres e suas famílias.