Representantes de 132 sindicatos de produtores rurais, coordenadores de 10 núcleos regionais e assessores técnicos sindicais estão reunidos no 48º Encontro Ruralista, que tem como tema “Participação é a solução”. Promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), o evento, que é realizado semestralmente e tem por objetivo tratar sobres questões ambientais, fundiárias, trabalhistas e de gestão, encerra nesta quarta-feira (29).

Na tarde de ontem (28), o subsecretário Extraordinário da Regularização Fundiária da Amazônia Legal, Cláudio Mendonça, tratou de uma das questões mais importantes para o desenvolvimento da agricultura e pecuária no estado, que é a regularização fundiária. Ele propôs aos sindicatos rurais que busquem mecanismos para agilizar o processo de regularização fundiária. “O objetivo é regularizar o título para 200 mil áreas”, propôs.

De acordo com o secretário de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, Giovane Queiroz, “essa regularização significa um avanço formidável, pois aqui no Pará temos uma dependência de importação de produtos básicos”. “E temos as melhores terras e o melhor clima do Brasil, mas em virtude da falta de legalização das terras não habilita o produtor a buscar financiamentos e investir na produção”, explica o secretário.

O presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado (Faepa), Carlos Xavier, explica que o encontro serve justamente para tratar sobre questões importantes para o desenvolvimento da agricultura e pecuária do estado, já que possui uma grande área para o setor.

“A intenção é reunir no encontro diversas propostas de desenvolvimento e expansão do agronegócio no estado como forma de contribuir e melhorar a condição social. Para 2018, umas das principais questões é a regularização fundiária, pois uma pessoa que tem propriedade, mas não tem documento é mesmo que nada”, declara o presidente da Faepa.