O FUNDEPEC
A previsão de constituição de um fundo de desenvolvimento da pecuária no Estado do Pará está contida nos termos do Convênio 023/96 assinado, em 24 de agosto de 1996, entre o Governo do Estado do Pará, então representado pelo Governador Almir Gabriel, no interesse da SAGRI – Secretaria de Estado de Agricultura do Pará, com apoio do Ministério da Agricultura e do Abastecimento (representado pela Delegacia Federal da Agricultura no Estado do Pará), da Secretaria de Estado da Fazenda, com a FAEPA – Federação da Agricultura e Pecuária do Pará, o Sindicato da Indústria da Carne e Derivados do Estado do Pará e o Sindicato Nacional das Empresas Leiloeiras.
Seu objetivo principal é dar cumprimento, no âmbito estadual, às recomendações da OIE – Organização Mundial da Saúde Animal, do qual o Brasil é signatário.
O FUNDO DE DESENVOLVIMENTO DA PECUÁRIA DO ESTADO DO PARÁ foi oficialmente constituído em Assembleia Geral realizada no dia 23 de junho de 1997, havendo participado dessa reunião de fundação os representantes da FAEPA, do SINDICARNE – Sindicato da Indústria de Carne e Derivados do Estado do Pará e Sindicato Nacional das Empresas Leiloeiras, além das Secretarias de Estado da Fazenda e da Agricultura do Estado do Pará e do Ministério da Agricultura e Abastecimento.
O FUNDEPEC é uma associação civil sem fins lucrativos, com prazo de duração indeterminado e com o objetivo de implementação das atividades relacionadas com a política de desenvolvimento e verticalização da pecuária bovina e bubalina deste Estado, especialmente quanto à erradicação das doenças animais. O seu âmbito de ação, atualmente, foi ampliado para todas as categorias animais, alcançando a peste suína, a piscicultura, o controle das aves migratórias, influenza aviária, raiva bovina, monitoramento das abelhas, etc.
O FUNDEPEC também elabora e propõe políticas públicas capazes de dar cumprimento aos protocolos sanitários nacionais e internacionais e desenvolver a produção animal com o melhor índice zootécnico e apoiamento a todas as ações que visam ao aprimoramento genético.
Seu patrimônio, conforme previsão estatutária, é oriundo das contribuições, doações oriundas exclusivamente de produtores rurais.
A receita básica do FUNDEPEC é constituída por uma contribuição espontânea dos produtores rurais paga por ocasião do recolhimento da GTA – GUIA DE TRÂNSITO ANIMAL.
O acompanhamento da aplicação de seus recursos é feito pelos integrantes dos Conselhos Deliberativo e Fiscal integrado por representantes das seguintes entidades: ADEPARÁ, SEDAP, MAPA, CRMV/PA, SINDICARNE, SINDICORTE, SINDICATO DOS LEILOEIROS e FAEPA, conforme determinado em seus Estatutos.
Para sua ação operacional, o FUNDEPEC celebra convênios e mantém permanente contato com entidades públicas e privadas para a realização e divulgação de trabalhos técnico-científicos, e sobretudo dar apoio aos órgãos oficiais incumbidos da defesa sanitária animal.
O FUNDEPEC tem obtido sucesso nas campanhas voltadas à profilaxia e o desenvolvimento da pecuária. Exemplo disso é o fato do Pará estar com certificação internacional que o considera “livre de febre aftosa com vacinação”, trabalho resultante da firme parceria entre ADEPARÁ e MAPA.
Diretoria
Representantes do Conselho Deliberativo
Carlos Fernandes Xavier
Diretor Presidente – FAEPA
Darcy Dalberto Uliana
SINDICARNE
Luiz Pinto de Oliveira
SFA/PA
Edson Brito Ladislau
CRMVZ – PA
Geovanny Farache Maia
Adepará
José Nelson Araújo
SINDICORTE
Hugo Suenaga
Sedap
Guilherme Minssen
Sindicato Nacional dos Leiloeiros Rurais
Diretores
José Fernando Paes de Vasconcelos
Diretor Executivo Financeiro
Alacid da Silva Nunes Filho
Diretor Executivo Técnico
Conselho Fiscal
Geovanny Farache Maia
Adepará
José Nelson Araújo
SINDICORTE
Walter Cardoso
SENAR-PA