O presidente do Sistema Faepa/Senar, Carlos Xavier, participou, no dia 3 de abril de 2025, do evento COP 30 Amazônia, realizado em Belém, sob organização do Jornal Valor Econômico, O Globo e CBN, com patrocínio da JBS e da Vale e apoio do Governo do Pará.
Abrindo o evento, a CEO e diretora executiva da COP 30, Ana Toni, afirmou que o Brasil se prepara para assumir um papel de liderança na COP 30, posicionando-se como protagonista no debate climático global. A conferência será estruturada em quatro ciclos principais, com foco especial em finanças, transição energética, adaptação e governança, num contexto mundial de multilateralismo enfraquecido.
O agronegócio foi apresentado como parte essencial das soluções climáticas, com destaque para iniciativas como a integração entre lavoura, pecuária e floresta, além do desenvolvimento de culturas regionais, como o cacau e o açaí. Essas práticas foram apontadas como exemplos de “produção de escala e agregação de valor para uma nova economia”, demonstrando como o setor produtivo pode contribuir positivamente para a Amazônia. Em suas declarações, o governador citou o presidente Carlos Xavier, como representante do agro no estado, e um parceiro estratégico na promoção de um agro sustentável.