O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Pará – Senar, promove, através do Sindicato de Produtores Rurais de Terra Alta, nesta semana, o curso de Capacitação de Processamento de Frutas e de Polpa de Fruta, para produtores na região.
O curso é ministrado pela representante do Senar no Pará, Amanda Denize de Souza Pinheiro.
A capacitação é mais uma das ações do Senar, que atende, gratuitamente, milhares de brasileiros do meio rural, todos os anos, contribuindo para sua profissionalização, sua integração na sociedade, melhoria da sua qualidade de vida e para o pleno exercício da cidadania.
Só em 2018, o Senar Pará, em parceria com 132 Sindicatos de Produtores Rurais, que integram o Sistema Faepa, realizou 2.778 treinamentos que capacitaram e qualificaram 46.704 pessoas para trabalhar nas principais cadeias produtivas. O setor que mais demanda cursos ainda é o de agricultura. Só para esta área foram capacitadas 14.526 pessoas.
27.696 foram os participantes das 1.617 ações de promoção social, sendo o curso de artesanato o mais demandado, certificando 20.306 pessoas.
Além das ações de formação profissional rural e promoção social, o Senar Pará tem ainda programas e projetos especiais. Somando todas as ações da instituição, em 2018 aconteceram 4.635 ações, onde foram atendidas 83.544 pessoas.