O 64º Encontro Ruralista reúne lideranças, produtores e representantes do Sistema FAEPA/SENAR/FUNDEPEC traz, nesta edição, realizada nos dias 02 e 03 de dezembro, na sede da Faepa, temas estratégicos como a prestação de contas das entidades, os resultados do Agro na COP-30, mercado de carbono, impactos da expansão de áreas protegidas, reforma tributária e financiamento para o agro.
A gestão e o desenvolvimento rural também fazem parte da pauta, incluindo regularidade fiscal (ITR), logística, saúde no campo, pecuária de leite, fundo eventos, temas fundiários e ambientais, comunicação, educação formal, energia e iluminação pública, irrigação, além das ações e programas do Senar, PS-JA, FPR, NCR e o fortalecimento dos núcleos e sindicatos, entre outros de fundamental importância para o setor
O encontro ainda abordará cadeias produtivas estratégicas como açaí, cacau, mandioca, citrus e pitaya, bem como iniciativas estruturantes voltadas ao Marajó e Bailique, Arco Norte, Escritório de Projetos, Centros de Excelência, Residência Agropecuária e ATeG Universitária.
Grande conquista para o setor rural paraense anunciado durante o 64° Encontro Ruralistas, na sede da Federação de Agricultura e Pecuária do Pará – Farpa. O governador do estado, Helder Barbalho anunciou a prorrogação do prazo do programa de rastreabilidade individual de Bovinos, previsto para término em 2026 e agora passará a ser considerado a partir de 2030. O pleito foi solicitado pela Faepa, comandada pelo líder rural Carlos Xavier.