Com expectativa de receber cerca de 200 mil pessoas, a 24° edição de um dos maiores eventos do sul do Pará e o maior de Redenção, a Expo Polo Carajás, recebe os cursos de capacitação profissional rural do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

O público alvo do programa de Inclusão Digital Rural são os jovens moradores da zona rural. O curso oferece às pessoas do meio rural o conhecimento necessário para que aprendam a usar o computador, acessar a internet e buscar as informações que precisam para conseguir melhores resultados na produção e na gestão de seus negócios.

“É um projeto que estamos levando para todo o estado, para que os filhos de produtores rurais possam aprender noções básicas de informática como Word, Excel, Power Point e Internet, possibilitando a utilizar a tecnologia para desenvolver os seus projetos, melhorar o seu gerenciamento pessoal ou alavancar o seu negócio rural alcançando melhores resultados na gestão e tornando o seu cotidiano mais eficiente”, comenta Junior Santos, subcoordenador do programa.

Com duas turmas, manhã e tarde, a Curso Itinerário está com um stand montado na Expo Carajás, em Redenção, sudeste paraense, até a sexta-feira, quando encerra o curso, de carga horária de 16 horas e certificação.

Os estudantes que participam do curso elogiaram bastante a ação e contam como estão satisfeitos com esta oportunidade. “É uma oportunidade única para nós que muitas das vezes não temos condições de pagar um curso de informática particular, principalmente para ingressar no mercado de trabalho”, destaca Josi Ferreira de Oliveira Santos, 15 anos.

Para o jovem Ítalo Souza, 14 anos, o conhecimento adquirido através do curso é muito importante para o futuro no mercado de trabalho. “O curso permite um conhecimento mais profundo daquilo que tínhamos somente ideia e nos prepara para ingressar no mercado”, revela.

 

Exposição –A Expo Polo Carajás conta com apresentações de representatividade nacional e tem grande importância para a economia local, bem como para o mercado agropecuário de vendas e pesquisas da criação de gado. De acordo com o prefeito Carlo Iavé, “este é o momento em que Redenção se torna a vitrine do agronegócio no Sul e sudeste Paraense”. Para ele, a festa é democrática e traz a participação de grande público, seja durante as atrações musicais, ou junto aos participantes que realizam negócios durante a feira, movimentando a economia local, assim gerando dividendos para a cidade.