Cerca de 4 mil pessoas participarão do evento “Ação Bragantina – Setor Produtivo e Governo Juntos por Bragança”, que iniciou hoje (3) e segue até sexta-feira (7), no Centro de Formação Profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) do município de Bragança. A iniciativa prevê uma programação extensa com a oferta de cursos, capacitações, oficinas, palestras e serviços a comunidade.
O evento é fruto de uma parceria entre Governo do Estado e Sistema Faepa/ Senar/ Sindicatos/ Núcleos, Sistema Fiepa/Senai/ Sesi, Superintendência Regional do Trabalho no Estado Do Pará, Cartório de Registro Civil e Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Nos cinco dias de programação serão ofertadas 200 vagas para os cursos de capacitações em informática, horticultura, pintura em tecido, cestaria, embalagens, corte e costura, processamento do pescado e panificação. Cada curso terá carga horária de 40h.
Nos dias 6 e 7 de junho, o total de 200 vagas será destinado ao público que irá participar das oficinas sobre os temas “Agroindústria de Chocolate para a verticalização da cadeia produtiva do cacau no Pará” e “Projeto Curupira de Educação”, ofertados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) fará oficinas sobre “As vantagens da compostagem orgânica para a produção agrícola” e “Gerando renda a partir hortas urbanas residenciais”.
Os serviços ofertados a comunidade bragantina no decorrer do evento beneficiará 1.100 pessoas. Haverá a emissão de documentos, como RG, CPF, CTPS e certidão de nascimento e os serviços de saúde como a aferição de pressão arterial, exame de glicemia e vacinação. Haverá ainda uma palestra sobre como se cadastrar no Programa Cheque Moradia.
Ao todo serão ofertadas 640 vagas para a participação do público nas palestras. No dia 6, os temas debatidos serão: Produção de Biocombustível a partir do aproveitamento da mandioca, Avanços Tecnológicos no Cultivo da Mandioca no Estado do Pará com ênfase na Região Bragantina, Linhas de Crédito Rural do Banpará e Orientação sobre cadastro no Programa Cheque Moradia – quem pode se beneficiar? Já no dia 7, os participantes terão acesso aos temas: As oportunidades das Cooperativas de Crédito para o desenvolvimento do setor rural, Linhas de financiamento do CredCidadão para o pequeno empreendedor, Ações do Governo Estadual para o desenvolvimento do Região Bragantina e O Agronegócio como saída para o crescimento socioeconômico da Região Bragantina do Pará.
Ao final do evento, 2 mil pessoas irão receber certificados de conclusão durante solenidade a ser realizada no Ginásio de Esportes do Centro de Formação Profissional do SENAI de Bragança.