Os sais minerais contidos no mel, como cálcio, ferro, zinco e magnésio e sódio são substâncias eletricamente ativas e essenciais para o funcionamento das células. No auxilio a produção do mel, o trabalho do Apicultor é importante para gerar o alimento. Os produtores de abelhas são homenageados dia 22 de maio.
No Pará a produção do alimento gera em torno de 1.100 toneladas de mel por ano. Diversas regiões se destacam na produção do mel, contudo a região do nordeste paraense tem dois municípios que estão à frente da produção que são Capitão Poço e Viseu, e produzem de 15 a 20% de todo o mel do Estado Pará.
Essa realidade foi estabelecida porque o inicio da produção de mel ocorreu a principio no nordeste do Estado pelo potencial que os municípios possuem neste setor, e também porque vários programas de incentivo a produção foram realizados na região.
O presidente da Fapic, Gerson Morais conta que o Estado já avançou bastante no que refere a comercialização de mel. “Entre 10 a 15 anos atrás não havia empresas que faziam o processamento para gerar o produtor a ser comercializado, e hoje temos um parque industrial com empresas que fazem esse trabalho. Sendo que atualmente o principal foco dessas empresas é o mercado local”, explicou.
Gerson explica ainda que os avanços podem ser percebidos em virtude de que no passado o mel vendido em farmácias e supermercados era oriundo de outros estados, e atualmente já existe a venda do mel produzido no Estado.
Grupo de Trabalho – Em atenção ao desenvolvimento da produção de mel no Estado, no dia 14 de maio deste ano, a Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa) promoveu reunião entre o Grupo de Trabalho proposto pelo Governo do Estado a fim de traçar ações para a execução do Programa de Fomento da Cadeia do Mel.
O presidente da Faepa, Carlos Xavier recebeu representantes da Sedap, Adepará, Emater, Senar e produtores de mel. “A definição da região e dos municípios a receberem o projeto de Apicultura foi o tema nesse primeiro contato entre as entidades. Nosso objetivo é fomentar medidas que visem alavancar a produção da Apicultura no Estado”, explicou o presidente da Faepa, Carlos Xavier.
Fruticultura – A criação de abelha se divide em duas grandes áreas: a apicultura que trata das abelhas com ferrão, e a meliponicultura que são as abelhas sem ferrão. O mel é um produto saudável, rico em proteínas, fibras e sais minerais. As abelhas procuram nas flores e polinizam as flores o que proporciona a produção de flores. Então para a fruticultura, as abelhas são de fundamental importância. O Estado se destaca pela produção de fruticultura e depende dos polinizadores como as abelhas, e em consequência disso ainda gera a produção de mel, própolis e geleia real, que são matérias primas que as abelhas retiram das flores.