Com o tema “Menos é Mais”, a 17° edição do Feirão conta com a parceria de 30 estabelecimentos comerciais que oferecerão seus produtos sem impostos. A novidade deste ano é que uma rede de lojas de material de construção aderiu a proposta e, no domingo (26/5), venderá os produtos sem a carga tributária. Postos de combustíveis, lojas de roupas, sapatos e acessórios, além de uma pizzaria e uma cervejaria, também irão vão vender seus produtos sem tributos durante a programação.
O coordenador do Feirão, Cláudio Noronha, explica que esta é uma forma de mostrar para a sociedade o quanto os governos arrecadam no Brasil com cada tributo. “As pessoas não têm noção exata de quanto pagam de imposto, que é uma incidência gigante. Hoje, há produtos que quase todo o seu valor é de tributos. A gasolina, por exemplo, mais de 60%”, observa.
Neste ano, além de abordar a quantidade de tributos incidentes sobre produtos e serviços, o Feirão do Imposto tratará sobre aplicação dos recursos públicos, ou seja, como tem ocorrido o retorno dessa tributação em prol da população. “Sabemos que com menos dá para fazer mais, por isso, colocamos o tema deste ano”, ressalta Claudio Noronha.
A abertura do evento será para o público em geral, num shopping center, localizado na avenida Visconde de Souza Franco – Doca. A tradicional venda de gasolina sem imposto será num posto localizado na Pedro Alvares Cabral, durante a manhã do sábado (25). Três mil litros serão colocados para comercialização. Serão distribuídas 150 fichas, limitando o consumidor a 20 litros cada.
Atualmente, capitaneada pela Confederação Nacional dos Jovens Empresários, o Feirão do Imposto é realizado em 24 estados e mais de 100 cidades do Brasil.
O Feirão é um evento realizado pelo Conselho de Jovens Empresários (Conjove) da ACP, com apoio do Sistema Faepa/Senar, e terá abertura no dia 22, a partir das 19h, no shopping Boulevard.