O Sistema Faepa/Senar oferece constantemente cursos que visem capacitar e qualificar a população através do conhecimento, e, nesta sexta-feira (17) e sábado (18) promoverá um encontro com a consagrada chocolatier brasileira, Mirian Rocha, voltado para o manejo do cacau e chocolate.
Mirian transmitirá seus conhecimentos mostrando a importância do cacau de origem aliado às suas possíveis aplicabilidades na gastronomia. No primeiro dia, o evento será voltado para produtores de cacau. Já no segundo dia, para alunos do Curso Técnico em Agronegócio da Rede e-Tec.
O Pará desponta com imenso potencial para alavancar a produção cacaueira, sendo hoje o maior produtor de cacau do Brasil. Nesse sentido, o presidente da Faepa, Carlos Xavier, e o superintendente do Senar, Walter Cardoso, apresentarão o projeto Escola-Indústria, que tem a finalidade de orientar e capacitar o produtor rural visando agregar valor a produção de cacau no Estado.
O projeto, realizado em parceria com Fundo de Desenvolvimento da Cacauicultura do Pará (Funcacau), prevê a instalação de seis unidades piloto educativa da produção de chocolate.
O curso acontecerá das 9h às 12h, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, dentro da programação da Fipa.
Sobre Mirian Rocha: Decidiu se dedicar ao estudo da arte da patisserie em Paris, numa tradicional escola de especialização de chef’s, a Ecole Escoffier.. Abriu um atelier nos arredores de Frankfurt, Alemanha, onde começou a ministrar cursos e seminários, e concluiu uma pós-graduação em pedagogia aplicada à gastronomia. Teve experiências em que uniu o chocolate à especiarias ingredientes como temperos, azeites, queijos e vinhos. Atualmente Miriam tem seu atelier de chocolateria fina, com cursos de capacitação e serviços para empresas e eventos.