Começa na próxima quinta-feira, 27, no Hangar Centro de Convenções, em Belém, o e Chocolat Amazônia – V Festival Internacional do Chocolate e Cacau da Amazônia e 17º Flor Pará. O evento, que vai até o dia 30 de setembro, é um local de geração de conhecimento, realização de negócios e incentivo à economia das cadeias produtivas do cacau e das flores paraenses. A abertura oficial será no dia 27 às 19 horas.

O principal foco é a capacitação, tecnologia, economia criativa e negócios. Uma vasta programação de cursos, seminários, palestras e oficinas será desenvolvida ao longo dos quatro dias, abrangendo  também as áreas de gastronomia e turismo.

E, no setor de gastronomia, o destaque é o Circuito Gastronômico do Festival, organizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-PA), que ocorre em paralelo ao Festival, com a participação de  15 restaurantes paraenses que vão criar pratos à base de cacau e chocolate, incluídos nos cardápios durante os meses de setembro e outubro.

O estado do Pará se tornou o maior produtor de cacau e chocolate do país, ganhando reconhecimento no comercio internacional. Aliando produção e sustentabilidade, a maior comercialização do fruto gera emprego, além de movimentar o turismo e promover a cultura local.

Ao longo dos anos últimos anos, o evento apresentou mais de 250 expositores, 60 mil visitantes, e mais de R$20 milhões em negócios diretos e indiretos.
O Festival traz uma programação dinâmica durante quatro dias com exposição de marcas de chocolate de origem, Feira das Flores e exposição de espécies da flora amazônica, palestras sobre a produção cacaueira, do chocolate e botânica, workshops, aulas práticas, atividades infantis e apresentações culturais.
Entre os destaques da programação no setor de cacau e chocolate estão, o FÓRUM DO CACAU, realizado no dia 28, das 8h30 às 18 horas, com painéis sobre a cacauicultura no Brasil e no mundo, produção de cacau fino, sustentabilidade da cultura do cacau e avanços tecnológicos, e o CHOCODAY, no dia 29, de 15h às 18h30, com a participação de palestrantes nacionais e internacionais, discutindo as tendências do mundo do chocolate.

Também será realizado durante o festival, o concurso Melhor Amêndoa de Cacau, escolhida a partir da seleção de amostras de amêndoas de cacau fermentadas e secas de produtores de diferentes regiões do Pará.

Na área de flores, merece destaque o FLOR SHOW, com oficinas de arranjos florais com especialistas do setor e o curso profissionalizante oferecido pela Escola de Arte Floral Brasileira, que apresentará as mais recentes técnicas do mercado.

Além disso, ao longo de todos os dias do Festival, os visitantes poderão participar do COZINHA SHOW,  com execução de receitas ao vivo por grandes chefs, workshops e cursos de gastronomia com receitas à base de chocolate, e assistir ao ATELIÊ DO CHOCOLATE, com esculturas de chocolate feitas na hora por chocolatiers do Brasil.

Para as crianças, tem o COZINHA KIDS, um espaço com recreações e minicursos, e FLOR KIDS, que vai disponibilizar oficinas de jardinagem para despertar o interesse das crianças no cultivo de mudas.

Para conferir a programação completa e obter maiores informações sobre os cursos e oficinas, acesse o site http://para.chocolatfestival.com