Os técnicos agrícolas do Pará terão mais uma oportunidade para atualização de seus conhecimentos profissionais. A partir da segunda quinzena de outubro, o Sintag-PA (Sindicato dos Técnicos Agrícolas do Pará) e a Associação Estadual dos Técnicos Agrícolas do Estado do Pará (Aeta) promoverão quatro cursos voltados para a emissão do receituário agronômico. As capacitações ocorrerão nos municípios de Castanhal, Marabá, Redenção e Capitão Poço.

O Sintag-PA e a Aeta contam com o apoio da Federação de Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa) e do Serviço Nacional da Aprendizagem Rural (Senar-PA) para a realização dos cursos, que deverão capacitar 80 técnicos agrícolas (20 em cada uma das turmas).

“As capacitações fazem parte da estratégia das entidades representativas dos técnicos agrícolas no estado, o Sintag e a Aeta, de oferecer treinamento e aperfeiçoamento profissional contínuo à categoria”, ressalta o presidente do Sintag-PA, João Conceição.

De acordo com ele, o apoio da Faepa e do Senar-PA tem sido fundamental para o fortalecimento profissional dos técnicos agrícolas no estado. Tanto que o Sintag-PA, a Aeta, a Faepa e o Senar-PA devem assinar, durante a abertura dos cursos, termo de cooperação técnica destinado ao aperfeiçoamento da categoria.

O assunto foi tratado em 5/9 durante reunião entre o presidente do Sintag-PA, técnico agrícola João Conceição, o presidente da Aeta, técnico agrícola Antônio Raifson, o conselheiro da Aeta e técnico agrícola Marcelo Bezerra e o presidente da Faepa, Carlos Fernandes Xavier. Segundo o presidente do Sintag-PA, a Faepa também está apoiando a categoria na estruturação do Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas.