Os vencedores do CNA Jovem iniciaram na última semana uma agenda intensa pelas cinco regiões brasileiras para conhecer a produção agropecuária no país. A programação chegou ao Pará ontem (26) e nesta segunda (27) eles participam de uma visita na sede do Palácio da Agricultura, em Belém, onde foram recebidos pelos participantes do CNA Jovem Estadual e pelo superintendente do Senar, Walter Cardoso e pelo presidente da Faepa, Carlos Xavier.
A viagem é o prêmio pela participação de destaque dos jovens durante as etapas estadual e nacional do CNA Jovem 2020/2021, programa de desenvolvimento de lideranças da CNA e Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).
O CNA Jovem foi criado em 2014 e é destinado a quem comprove vínculo com a agropecuária e formação técnica ou superior e que tenha entre 22 e 30 anos. Já participaram cerca de 5 mil jovens de todo o país.
Os vencedores são Elienai Silva, da Bahia; Francisco Caio Vasconcelos, do Ceará; Ana Carolina Zimmermann, do Distrito Federal; Laerte Mendonça Neto, de Minas Gerais, e Lucas Dierings, do Paraná.
Além de se destacarem pela originalidade e implementação de iniciativas individuais, eles foram reconhecidos também pela liderança e atuação nas dinâmicas em grupo.
“A viagem técnica nacional para os vencedores do CNA Jovem sem dúvida alguma será um marco para eles. A oportunidade de conhecer o potencial empreendedor do agronegócio de todas as regiões do país será muito importante para a carreira dos novos líderes”, diz Fernanda Nonato, coordenadora do Programa CNA Jovem.
A programação da missão técnica inclui visitas a propriedades rurais, agroindústrias e sindicatos rurais inovadores, trocas de experiências com os proprietários das fazendas, além de idas a empresas que se destacam pelo modelo de negócio e reuniões nas federações de agricultura e pecuária dos estados.
Pará – A comitiva visita a sede do Sistema Faepa-PA/Senar-PA. No horário da tarde eles seguem para Castanhal onde farão uma visita técnica a Agroindústria Amazon Polpas de Açaí. Na terça (28), eles seguem para Capitão Poço, onde conhecerão a Citropar Agropecuária, maior empresa de cítricos da região Norte. E em seguida, em Garrafão do Norte, visitarão a Martins Borges Agroindústria de Dendê.