O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), Carlos Xavier, o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural no Pará (Senar Pará), Walter Cardoso, e o CEO da Global Id Code, Geraldo Coelho, assinaram na tarde desta terça-feira (19) um Termo de Cooperação Técnica, estabelecendo parceria entre as entidades.
A proposta é promover de forma planejada e sistemática, ações integradas visando realizar a rastreabilidade das ações e dos produtos gerados nos projetos de inovações tecnológicas no Sistema de Produção de Açaí desenvolvido no Baixo Tocantins e também de Sustentabilidade da Cacauicultura de Várzea na região, desenvolvidos pelo Sistema Faepa/Senar com apoio da SECTET – Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica.
De acordo com Xavier, a parceria entre as entidades é fundamental para o desenvolvimento de ações diretamente ligadas ao produtor e que insiram a rastreabilidade como elemento de agregação de valor para os que produzem açaí e cacau no Baixo Tocantins.
“Essa parceria é extremamente importante e fundamental. O meio rural e o setor agropecuário, que hoje é a alavanca e o sustentáculo do Brasil, vai permitir através desse intercâmbio de ações, informações sobre melhoramentos tecnológicos e inovações de qualquer natureza aqueles envolvidos nos processos de produção de açaí e cacau”, detalhou o presidente da Faepa, Carlos Xavier. .
O superintendente do Senar, Walter Cardoso, afirmou em seu discurso que a parceria é uma grande oportunidade de abranger a área de atuação do Senar e trata-se de um momento histórico para o agro.
“Acreditamos que essa parceria trará aos produtores rurais ainda mais garantia de terem sucesso em seus empreendimentos, sendo de grande importância para o seu crescimento”, destacou.
O CEO da Global Id Code, Geraldo Coelho, destaca que a parceria entre as duas entidades prevê a rastreabilidade como uma ferramenta capaz de fortalecer o setor, e que o produtores serão os elos de maior relevância para o alcance do objetivo.
A assinatura do termo acorreu durante reunião na sala de reuniões do Senar, e contou com as presenças do presidente da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), Marcel Botelho, do coordenador pedagógico do Senar-Pa, Luis Carlos Almeida, do diretor do Escitório de Projetos da Faepa, Cláudio Ribeiro, da diretora do Fundepec, Rosirayna Remor, dos assessores técnicos Maria Gorreti, Dilson Frazão, Ivo Marca e Dácio Carvalho.