Será inaugurada na noite desta sexta-feira, 12, em Castanhal, a Escola Indústria Senar de Chocolate, na região Guajarina, durante a programação da “52ª EXPOFAC – Exposição Feira Agropecuária de Castanhal” que acontece até o próximo domingo, 14, no Parque de Exposições Padre Coelho Mota onde também haverá a 7° Edição da Premiação dos Melhores do Agronegócio 2021, a fim de prestigiar as melhores empresas, instituições, indústrias, profissionais produtores e pecuaristas da região. O evento contará com as presenças do presidente da Faepa, Carlos Xavier e do superintendente do Senar, Walter Cardoso.
Essa será a quarta Escola Indústria em funcionamento no Estado, a primeira foi entregue para o município de Altamira, em 2019; a segunda, em 2020, em Igarapé-Miri; em 2021, em Medicilândia.
A Escola Indústria Senar – Chocolate da Amêndoa à Barra é um projeto do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Pará (Senar-PA) em parceria com a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e o Governo do Estado do Pará, através da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e do Fundo de Desenvolvimento da Cacauicultura do Pará (Funcacau).
O projeto inovador e o primeiro do Senar em nível nacional possibilita a verticalização da produção de cacau no estado do Pará, atualmente o maior produtor brasileiro da amêndoa, através da geração de conhecimento, agregando valor ao cultivo do fruto e incentivando o produtor rural e empreendedores interessados em investir na fabricação de chocolates finos.
A iniciativa contempla a instalação de 5 escolas nos municípios de Altamira, Igarapé-Miri, Medicilândia, Tomé-Açu e Castanhal, e ainda, a implantação de uma unidade móvel para a produção de chocolate.
A proposta da Escola é promover palestras técnicas sobre o manejo do cacau até a produção do chocolate com aulas práticas, em que os participantes terão a oportunidade de compartilhar técnicas e vivenciar o contato com o maquinário para o aprendizado do processo de produção de chocolate.