Na manhã de sexta feira (23), uma comitiva do Senar Pará foi recebida pelo prefeito de Maracanã, Reginaldo Carrera, ocasião em que foi apresentada palestra sobre todas as atividades realizadas pela instituição e apresentação do panorama sobre como era e como está a relação entre a prefeitura e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.
O assessor técnico da Federação da Agricultura e Agropecuária do Pará (Faepa), Celso Botelho, apresentou como funciona a instituição e reforçou a importância do agronegócio no desenvolvimento do estado do Pará. Para Celso, “Maracanã tem muita área para que a agricultura cresça e se torne a base econômica do município”. Na visão do assessor, o Pará dispõe de terra, gente disposta à trabalhar e muitos sonhos para realizar e crescer. Celso reforçou que “o mundo hoje exige pessoas qualificadas para qualquer função que promova desenvolvimento social e/ou econômico”. O Brasil é responsável por alimentar com o que produz, em média 1 bilhão e meio de pessoas no mundo. “Nosso potencial agrícola é gigantesco e tem capacidade para crescer muito mais”, destacou.
O técnico da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar Pará, Rafael Moraes, apresentou a metodologia da instituição que dá oportunidade e oferece ao produtor rural apoio necessário para o seu aperfeiçoamento e o crescimento de sua produção. Rafael lembrou que o secretario de Agricultura e Pesca de Maracanã, Mauricio Rocha, tem vasta experiência na aplicação dessas metodologias nas comunidades e garantiu que o município está em boas mãos quanto a agricultura, pois tem no comando uma pessoa que conhece na teoria e na prática os moldes mais assertivos para melhorar, desenvolver e expandir o seu sistema agrícola.
O assessor Técnico Sindical, Jair Carréra Cardoso, destacou que o prefeito de Maracanã vê a agricultura como uma das maiores engrenagens para o desenvolvimento social e econômico da região. Ele também observou a respeito da importância dos cursos de qualificação do Senar que foram realizados no município, como compostagem, agricultura familiar, avicultura, piscicultura, panificação, doces e salgados, bolos, artesanato e turismo rural.
O assessor Técnico do Senar, Jorge Soares, falou sobre o programa de unidade móvel, com capacitações em processamento de fruto.
O prefeito Reginaldo agradeceu a presença de todos e pontuou que o Senar será um grande parceiro do município para levar formação profissional rural aos produtores da região. “Aqui temos um potencial gigantesco para produzir e o Senar é nosso grande parceiro nessa missão”, finalizou.