O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), promoveu na Escola Indústria de Chocolate, em Altamira (PA), um curso de produção de chocolate feito com amêndoas de cacau. A capacitação, que já atendeu duas turmas de produtores rurais, tem duração de 80 horas e é dividida em dois módulos: Gestão e empreendedorismo e Produção da amêndoa ao chocolate. O objetivo do curso é viabilizar a verticalização da produção de cacau e repassar conhecimento para que as pessoas invistam no próprio negócio.

Durante o curso, os alunos aprendem como produzir o chocolate, da amêndoa a barra que dura cerca de 3 a 4 dias. Os últimos passos são a temperagem e modelagem, em seguida vai para a geladeira e depois de 15 a 20 minutos, ele estão assim, prontos para serem degustados.

 

O Pará lidera a produção nacional de cacau pelo segundo ano consecutivo. Mais da metade do cacau produzido no Brasil é, literalmente, fruto paraense. Em 2020, a produção do fruto no Pará foi de 144.663 toneladas, o equivalente a 52% da produção nacional. Cerca de trinta mil produtores atuam na cacauicultura no Estado, em 29 municípios.

O último curso encerrou na sexta-feira (5). Devido ao decreto estadual, novos módulos vão aguardar as orientações das autoridades de saúde.

Assista ao vídeo

https://www.youtube.com/watch?v=HuZS3T4cIlg&feature=youtu.be

 

Acompanhe o Instagram do Núcleo Regional da Transamazônica

https://www.instagram.com/nucleo