Foi realizada na manhã de hoje, 23/9, uma reunião na sede do Sindicato de Produtores Ruais de Castanhal sobre o projeto Feira Segura, que será realizado em breve no município.
O encontro contou com a participação do coordenador do projeto pelo Senar, Celso Botelho, do presidente do Sindicato, Francisco Gomes da Silva, do supervisor Regional da Emater, técnicos da Vigilância Sanitária, representantes da Secretaria Municipal de Agricultura, da Associação dos Feirantes e Produtores de Castanhal e integrantes do Núcleo Guajarina.
Feira Segura
O projeto Feira Segura foi lançado no início da pandemia pelo Sistema CNA/Senar/Federações com objetivo de orientar sobre a organização e a realização de feiras de comercialização de produtos alimentícios nos sistemas Convencional e Drive Thru, de modo a viabilizar o escoamento da produção agropecuária fresca, garantindo à população o abastecimento e observando as orientações de prevenção à transmissão do Novo Coronavírus. Entre os principais benefícios da ação, destaca-se a oportunidade que os trabalhadores e pequenos produtores rurais da capital terão de oferecer seus produtos e garantir renda.
Durante o evento, os visitantes podem adquirir alimentos como legumes, frutas, verduras, flores e produtos de agroindústria, como queijos, geleias, bolos, doces e produtos artesanais.
A ação é uma das opções que viabiliza a continuidade das feiras livres adaptadas aos modelos de acordo com as orientações de segurança dos órgãos de saúde para evitar o contágio por coronavírus.
A Feira Segura segue o guia de prevenção à Covid-19 desenvolvido pelo Sistema CNA/Senar.