O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) em parceria com a prefeitura Municipal de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) e o Acessuas Trabalho, iniciaram na segunda-feira (24), o curso de manipulação de alimentos no auditório do Restaurante Popular.
De acordo com a coordenadora Louise Aguiar, o curso tem por objetivo o desenvolvimento de competências relativas à execução e controle dos processos de manipulação, fabricação e acondicionamento de alimentos seguros de acordo com normas e legislações sanitárias, ambientais, de segurança no trabalho e com qualidade.
O curso tem duração de 40h e contemplará 36 usuários da assistência social. Devido as medidas de prevenção à COVID-19, as turmas foram divididas em grupos semanais de 9 pessoas, somando 10 pessoas com o professor.
“Estamos vivenciando a pandemia da Covid-19 e buscando retomar as atividades se adequando a esse momento com a promoção ao acesso ao mundo do trabalho, através de parcerias com cursos qualificantes, seguindo as medidas de segurança necessárias, como distanciamento, evitando aglomerações e fornecendo EPI’S – capote, touca, luva, máscara, álcool em gel e verificação de temperatura”, informou a coordenadora.
“Essa retomada é importante, sabemos que agora para contratação na área da alimentação. É um requisito que o profissional tenha o curso de manipulação de alimentos, por isso nós estamos retomando essas parcerias para que mais pessoas possam ter acesso ao mundo do trabalho”, destacou a secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito.