O presidente da Faepa, Carlos Xavier, participou da manhã desta segunda-feira, 17, da assinatura do decreto que institui a Força Estadual de Combate ao Desmatamento no Estado do Pará, sob a coordenação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). O evento também contou com a presença do diretor da Faepa, Ricardo Guimarães Queiroz, que coordena o Núcleo Regional Carajás e preside o Sindicato de Produtores Rurais de Marabá.

O presidente da Faepa, Carlos Xavier, com Bruno Kono, presidente do Iterpa, e Cleide Amorim, presidente da Emater

“Hoje é dia histórico. Vamos dar conforto a quem está na legalidade e a quem quer produzir. Vamos premiar quem age dentro do que a lei permite. Quem está legal terá o nosso apoio”, disse o governador Helder Barbalho.

Governador Helder Barbalho e Ricardo Guimarães Queiroz

A Força Estadual atuará no planejamento e monitoramento das ações governamentais emergenciais para o enfrentamento do desmatamento, incêndios florestais e ilícitos ambientais no Pará e terá, entre seus objetivos, definir as estratégias superiores para o melhor enfrentamento ao desmatamento ilegal no Estado, inclusive com a definição de áreas e ações prioritárias e emergenciais; produzir diagnósticos quantitativos e qualitativos; discutir a metodologia para a fiscalização ambiental, com base na legislação; integrar dados das instituições participantes; promover a troca de informações sobre as ações de fiscalização ambiental, mantendo o sigilo necessário para preservar a segurança e eficácia das operações; oferecer apoio aos órgãos competentes nas questões preponderantes acerca do combate ao desmatamento.

Além da Semas, são integrantes da Força Estadual de Combate ao Desmatamento, o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio), a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros Militar do Pará, a Polícia Militar e Polícia Civil.