Ao longo de sua história o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar  vem proporcionando a mudança de vidas no campo através das ações de Formação Profissional Rural, Atividades de Promoção Social, Ensino Técnico de Nível Médio, presencial e a distância, e com um modelo inovador de Assistência Técnica e Gerencial.

Em parceria com os 136 Sindicatos de Produtores Rurais do Estado do Pará, o Senar Pará realizou em 2019 2.517 ações de Formação Profissional Rural (FPR), que capacitaram e qualificaram 37.000 pessoas para trabalhar nas principais cadeias produtivas do setor produtivo rural. Os cursos mais procurados fora de agroindústria e agricultura, capacitando, respectivamente, 11.412 e 8.896 pessoas.

Ao todo, 16.239 foram os produtores e trabalhadores rurais atendidos pelas 1.101 atividades de Promoção Social (PS), sendo o curso de artesanato o mais demandado, certificando 12.977 pessoas.

Além das ações de FPR e PS, o Senar oferece ainda programas e projetos especiais, onde atendeu 4.098 pessoas nas áreas de Assistência Técnica e Gerencial, Formação Técnica (Curso Técnico em Agronegócio), Aprendizagem Rural (Jovem Aprendiz), , Processamento de Frutas Regionais, Mulheres no Campo, Reinserção Social de Detentos, Inclusão Digital, CNA Jovem e Saúde do Homem e da Mulher.

Somando todas as ações promovidas durante o ano de 2019, a instituição registrou 57.337 participantes e 63.022 atendimentos.

O coordenador Técnico Pedagógico do Senar, Luiz Carlos Almeida, avalia que os resultados foram significados, pois foi possível executar todas as programações de 2019. “Atendemos 57.337 pessoas que participaram das ações do Senar com abrangência nas cadeias produtivas do Estado. Devemos ressaltar o programa mais recente, o de Assistência Técnica e Gerencial, que é um projeto que está dando bons resultado.”, ressaltou.