O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização contra o câncer de mama e do colo do útero. Apesar de haver maior destaque no mês de outubro, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/PA) atua anualmente com diversas ações que promovem a saúde feminina, por meio do Projeto Saúde do Homem e da Mulher no Campo que também contempla o universo masculino. A campanha Novembro Azul é que dá o destaque aos homens, a fim de reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Mulheres – Dados do Senar/PA mostram que no ultimo trimestre de 2019- julho, agosto e setembro – foram realizados 1.335 atendimentos destinados a 190 mulheres do campo residentes nos municípios de Terra Alta e de Parauapebas. Dentre os serviços realizados em parceria com as Prefeituras e equipes de saúde locais está o exame de Papa Nicolau, palestras educativas, aferição de pressão arterial e há também um espaço de beleza. Além disso, as mulheres tem ainda a oportunidade de receber preservativos gratuitamente, realizam testes de HIV, Sífilis e são ofertadas vacinas no combate ao vírus H1N1.
O coordenador Técnico Pedagógico do Senar/PA, Luiz Carlos de Almeida, esclarece que em virtude da realização dos projetos de capacitação e promoção social, há o maior contato com o público do interior. Sendo assim, o Senar/PA identificou a carência em ações voltadas a saúde da mulher e do homem no campo. “Constatamos também que há uma sensação de constrangimento e de vergonha para certos exames como o Papa Nicolau e PSA. Contudo, o Programa tem uma metodologia apropriada para alertar e efetivar ações que proporcionem a saúde dos trabalhadores do campo”, explicou.
Homens – O Projeto Saúde do Homem e da Mulher no Campo do Senar/PA também proporciona ações que viabilizam ao homem do campo a realização do exame PSA, a fim de detectar o câncer de próstata. Ao todo, no ultimo trimestre de 2019 foram realizados 1.669 ações destinados a 250 homens também residentes nos municípios de Terra Alta e de Parauapebas. As ações do Senar/PA para os homens também englobam o oferecimento dos serviços de barbearia, bem como palestras educativas, aferição de pressão arterial, entrega de preservativos gratuitamente, testes de HIV, Sífilis, Glicemia e vacina H1N1, em um ambiente adequado para realização do Programa.