O Sistema Faepa/ Senar/ Fundepec/ Sindicatos realizou, na terça (23), uma reunião virtual para esclarecer os principais pontos sobre as obrigações de Segurança e Saúde do Trabalho (SST) no e-Social.
O e-Social é um sistema que unifica e padroniza o envio das informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas, para geração dos encargos obrigatórios a serem recolhidos em guias próprias, assim como as demais categorias econômicas.
No encontro, que contou com a participação de presidentes de sindicatos rurais, o assessor Jurídico da AJU e representante da CNA no GT Confederativo do e-Social, Dr. Welber Santosm e o Coordenador da CNRTPS, Dr. Rodrigo Hugueney, falaram sobre a nova forma de registro e a importância do preenchimento correto das informações dos eventos de Segurança e Saúde do Trabalho.
Segundo Rodrigo, são eventos de SST: a Comunicação de Acidente de Trabalho; o Monitoramento da Saúde do Trabalhador; e Condições Ambientais de Trabalho – Agentes Nocivos.
De acordo com o assessor jurídico da CNA, Rodrigo Hugueney, o principal objetivo da reunião foi esclarecer as dúvidas dos sindicatos rurais e das federações quanto à forma e prazo de cumprimento das obrigações de SST no e-Social.
“Queremos sanar dúvidas com o objetivo de tranquilizar o produtor rural, para que ele consiga se adequar à nova forma de cumprimento das obrigações previdenciárias no e-Social até o final do ano”, disse.
O encontro virtual foi coordenador pelo vice presidente da Faepa, Vilson Schuber, e contou com a participação dos técnicos Eliana Zacca, Liana Carneiro, João Conceição, Raimundo dos Reis Gonçalves, Neydson Macarthy e Joel Ribeiro Armínio.
Confira a página especial da CNA sobre o tema: https://www.cnabrasil.org.br/paginas-especiais/esocial