Alepa realiza Sessão em homenagem aos 70 anos da Faepa

Com o objetivo de homenagear os 70 anos da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), a Assembleia Legislativa do Estado do Pará realiza na quinta-feira (11.11), uma Sessão Solene Semipresencial, de autoria da deputada estadual professora Nilse Pinheiro, aprovada por unanimidade em sessão deliberativa.

O evento acontecerá às 10h, no auditório João Batista, da ALEPA, com transmissão pela TV e Rádioweb  Alepa, no Portal daquela Casa Legislativa (www.alepa.pa.gov.br), e também pelo canal aberto 8.2 (UFF/Digital) para toda a região metropolitana de Belém, além da transmissão em tempo real no auditório desta Federação (https://youtu.be/h57Bv4Htqu0).

A FAEPA

A Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa) completa 70 anos atuando em defesa das classes produtoras rurais. Fundada em 8 de setembro de 1951 sob a denominação de Federação das Associações Rurais do Estado do Pará, a entidade sindical de segundo grau foi criada com a finalidade de colaborar no estudo e na solução dos problemas relacionados à vida rural, propor medidas necessárias ao desenvolvimento agropecuário, orientar e promover a fundação e organização das associações rurais (hoje, sindicatos rurais) e cooperativas, entre outras atribuições.

A Faepa é uma das 27 entidades sindicais de grau superior que integra a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). É uma instituição com personalidade jurídica própria, de direito privado, sem fins lucrativos. Possui sede na cidade de Belém e base territorial no estado do Pará, congregando atualmente 132 sindicatos rurais e 10 núcleos regionais.

A Federação atua na representação dos interesses dos produtores rurais, no desenvolvimento sustentável do agronegócio e no fortalecimento das relações institucionais, sendo protagonista de momentos relevantes na economia, política e história do Pará e do Brasil.

Ao celebrar 70 anos, a Faepa preparou uma agenda de atividades que acontecerão ao longo deste ano, dentre elas algumas homenagens e premiações visando reconhecer o mérito de iniciativas que se destacam pela excelência de sua contribuição com ações de valorização e defesa das atividades agropecuárias no Pará.

MISSÃO – Representar, organizar e fortalecer os produtores e sindicatos rurais, promovendo o desenvolvimento do agronegócio no estado do Pará.

VISÃO – Ser um sistema de excelência reconhecido pela sociedade em promover a competitividade e a inovação do agronegócio no estado do Pará.

VALORES INSTITUCIONAIS – Tradição, Inovação, Protagonismo, Profissionalismo, Credibilidade, Sustentabilidade, Parceria, União

HISTÓRIA

FUNDAÇÃO

No dia 8 de setembro de 1951, foi constituída, no Pará, a Federação das Associações Rurais do Estado do Pará que, em 1964, através de um Decreto, foi reconhecida como entidade sindical de grau superior, passando a se chamar Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa) com a atribuição de defender os interesses econômicos da agropecuária em todo o território estadual, graças a união de cinco sindicatos patronais do agronegócio paraense.

NOVA SEDE

Em 7 de outubro de 2004, a Faepa inaugurou uma nova sede, o Palácio da Agricultura, um prédio funcional e com modernas instalações, que hoje abrigam o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Estado do Pará (Fundepec) e Amazônia Rural – Central de Agronegócios da Amazônia.

DESCENTRALIZAÇÃO

A dimensão continental do estado do Pará aliada às dificuldades de locomoção e de comunicação, suscitou a necessidade de se adotar, em 1999, uma descentralização administrativa, para promover o maior alcance e a melhor eficiência e eficácia das ações do Sistema. Para tanto, estabeleceu-se um recorte territorial do estado em dez regiões administrativas – Baixo Amazonas, Bragantina, Transamazônica, Marajó, Nordeste Paraense, Sul do Pará, Carajás, Guajarina, Tapajós e Tocantins, para implantação dos chamados Núcleos Regionais.

 70 ANOS DE COMPROMISSO COM O PRODUTOR RURAL

DEFESA DA CLASSE

A Faepa defende os direitos e interesses do produto rural, e promove o desenvolvimento econômico e social do setor agropecuário.

REPRESENTAÇÃO POLÍTICA

A Faepa tem representatividade em diversos fóruns colegiados privados e governamentais, no âmbito estadual e municipal, cujas atribuições estejam relacionadas à temática do agronegócio, contribuindo, inclusive, para a criação de políticas públicas para o setor. Participa, também, de mobilizações e campanhas em prol da defesa do agronegócio e do produtor rural.

INFORMAÇÃO

Produz material informativo sobre o agronegócio através de publicação de revistas, boletins informativos on-line, artigos técnicos, site, redes sociais, palestras, seminários, cursos e treinamentos.

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

Suporte à estruturação dos sindicatos com assessoria nas áreas contábil, trabalhista, previdenciária, fiscal e de negociações coletivas, além de apoio a leilões, exposições, cursos, e instalação de balanças em frigoríficos para pesagem de bovinos.

SOLUÇÕES PARA O CAMPO

A Faepa oferece um portfólio de programas para todo público rural, nas mais diversas áreas de atuação do agronegócio, com soluções focadas na melhoria da renda, da qualidade de vida do produtor rural e de sua família, da sustentabilidade da atividade, abrangendo áreas tais como fortalecimento do sistema sindical, assistência técnica e gerencial, ensino técnico, superior e à distância, além de ações voltadas à promoção social e responsabilidade social e ambiental.

MAIS INFORMAÇÕES

981197910/ 4008-5333 – LORENA DAIBES