O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Sena Pará contratou a empresa Nayah – Sabores da Amazônia para realizar uma atualização tecnológica para sete instrutoras do Senar, que desenvolvem atividades na área de processamento de alimentos, visando capacitá-las para atuarem junto a Escola-Indústria Senar – Chocolate da Amêndoa à Barra, projeto do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Pará (Senar-PA) em parceria com a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e o Governo do Estado do Pará, através da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e do Fundo de Desenvolvimento da Cacauicultura do Pará (Funcacau).
Escola-Indústria
O projeto inovador e o primeiro do Senar em nível nacional, possibilitará a verticalização da produção de cacau no estado do Pará, atualmente o maior produtor mundial da amêndoa, através da geração de conhecimento, agregando valor ao cultivo do fruto e incentivando o produtor rural a investir na produção de chocolate. A iniciativa contempla a instalação de 5 escolas nos municípios de Altamira (já inaugurada), Igarapé-Miri, Medicilândia, Tomé-Açu e Castanhal, e ainda, a implantação de uma unidade móvel para a produção de chocolate.
Sobre a Nayah
A NAYAH Sabores da Amazônia tem por missão produzir e comercializar produtos alimentícios de alto valor agregado e qualidade a partir de matérias-primas Amazônicas, com foco em produtos de cacau, chocolate e similares, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região.
Liderada pela Engenheira de Alimentos pós-graduada em Ciência e Tecnologia de Alimentos Luciana Ferreira Centeno, Ph.D. (Cornell University, 2013), a NAYAH Sabores da Amazônia faz parte da UNIVERSITEC – Agência de Inovação Tecnológica da UFPA, onde ocorreu o treinamento.