A Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (FAEPA) encaminhou ao diretor geral da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (ADEPARÁ) pedido de ampliação do prazo de vacinação contra a febre aftosa da etapa que ocorrerá durante o mês de maio. A solicitação visa preservar a saúde dos produtores de bovinos que atuam em todo o estado.

O entendimento da FAEPA, acompanhado pela Confederação Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, Fundo de Desenvolvimento da Pecuária – FUNDEPEC, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR e Superintendência Federal de Agricultura no Pará – SFA-PA, é de que esta etapa da vacinação, com alcance da cobertura vacinal de bovinos e bubalinos de todas as idades, na maioria dos municípios paraenses, seja estendida até o dia 30 de junho, com prazo de comprovação da mesma ao até o dia 15 de julho.

O presidente da FAEPA, Carlos Xavier, ressalta que deve ser levado em consideração que a pandemia provocada pelo Covid-19 vem exigindo ações que alteram a vida tanto pessoal como laboral dos produtores nas suas propriedades.

A FAEPA se coloca à disposição para divulgar as ações de proteção contra a disseminação do Covid-19 aos pecuaristas bem como todas as ações pertinentes tanto da etapa de vacinação como de sua comprovação, para que os produtores rurais possam obter as informações necessárias, contribuindo para que realizem o registro de suas atividades por meio dos correios eletrônicos oficiais ou das demais formas aceitas pela ADEPARÁ.