Uma média de 2,5 mil famílias serão beneficiadas com a distribuição de 50 toneladas de sementes de milho adquiridas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) junto à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O produto é da variedade BRS Sol da Manhã, que é adaptada a solos de baixa fertilidade natural e eficiente no uso de nitrogênio.

As primeiras famílias que receberão o milho são do nordeste do Pará. Durante reunião com o Movimento Camponês Popular (MCP), na última quinta-feira (23), o secretário Hugo Suenaga autorizou o envio de uma tonelada de sementes, divididas em 54 sacas de 20 quilos cada, distribuídas para 210 famílias dos
seguintes municípios: Castanhal, Igarapé-Açu, Ipixuna do Pará, Irituia, Paragominas, Bragança, Santa Maria, Tracuateua e Salinópolis. No total, 27 comunidades serão beneficiadas com essa remessa. As regionais da Sedap de Castanhal, Capanema e Paragominas farão a entrega para as famílias.

Durante a reunião, o secretário Hugo Suenaga propôs que no futuro, parte das sementes distribuídas possa voltar ao banco de sementes da Secretaria para que outras comunidades sejam beneficiadas, também. “O que nós queremos é fortalecer a agricultura no Estado todo. Queremos que as associações sejam parcerias da Sedap. A nossa intenção é apoiar o produtor. Principalmente aquele proveniente da agricultura familiar. Se a gente tem um movimento, uma associação ou uma cooperativa que necessite de apoio, de fomento dentro do Estado, é papel fundamental da Sedap estar apoiando, independente de bandeira partidária ou de ideologia”, ressaltou.

A distribuição das primeiras remessas de sementes que saíram da sede da secretaria foi acompanhada de perto por Hugo Suenaga, pelo superintendente do órgão federal, Moacir Rocha e pelo presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), Carlos Xavier.