Em continuidade ao 52º Encontro Ruralista, na manhã desta quarta-feira, 4, o tema “Avanços para Adequação Ambiental de Propriedades Rurais no Estado do Pará” abriu a programação do segundo dia de evento. Dentre os palestrantes, Alexandre Mehl, da Embrapa Oriental explicou aos cerca de 200 líderes sindicais, o Projeto Biomas. Na sequencia, a assessora técnica da CNA e Coordenadora Executiva do Projeto Biomas, Cláudia Rabello palestrou sobre o Programa de Regularização Ambiental Simplificado – PRA.

Segundo a assessora técnica da CNA, Claúdia Rabello, o  projeto Biomas viabiliza a introdução de árvores nas propriedades rurais com fins econômicos e ambientais, assim como a aplicabilidade na legislação ambiental.

“Hoje apresentamos  um projeto piloto que estamos desenvolvendo no sul do Amazonas denominado Projeto de Simplificação de Regularização Ambiental, a fim de conseguirmos colocar o setor produtivo junto com o setor ambiental. A partir dessa ação podemos pensar em diretrizes viáveis para o produtor rural”, explicou.

De acordo com Alexandre Mehl, da Embrapa Oriental e coordenador Regional do Projeto Biomas, as ações no Estado proporcionam condições para que o produtor rural veja que a plantação de árvores pode ser elemento viável dentro dos sistemas produtivos.

“ O que o projeto propõe é mostrar  as várias possibilidades ao produtor rural do Pará . Mostramos que o uso da árvore pode ser feito não no sentido da imposição de que o produtor tem que plantar. Sim, ele pode plantar, mas essa ação pode gerar uma rentabilidade,  através dos sistemas produtivos do projeto”, esclareceu.