A “arte” de cultivar a terra, retirando dos campos alimentos essenciais é o principal fator de ação do trabalho da Agricultura, que em 17 de outubro tem como data de celebração e grande destaque em virtude da contribuição à subsistência do homem e com a consequente manutenção da economia mundial. No Pará, o setor cresce e está em destaque em pelo menos quatro tipos de produtos, dentre eles estão o açaí, o cacau, abacaxi e dendê.

Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o açaí do Pará está em primeiro lugar na produção de todo o país. Em 2018 produziu 1.439.249 toneladas.

O cacau em amêndoa também está 1° lugar, e obteve no ano passado a produção de 110.060 toneladas. O presidente da Faepa, Carlos Xavier, conta que o projeto Escola-Indústria foi criado para capacitar o produtor rural paraense de cacau. O projeto, que é o primeiro do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) em nível nacional, irá verticalizar a produção do cacau no Estado, atualmente o maior produtor mundial da amêndoa.

“Já somos o maior produtor de cacau do mundo, produzindo cinco vezes mais que a Bahia, o segundo maior produtor. Entretanto, exportamos 99% da nossa amêndoa, por isso desenvolvemos este revolucionário projeto, para que também sejamos responsáveis pelo beneficiamento e, com isso, consigamos movimentar ainda mais essa cadeia produtiva e contribuir para o desenvolvimento do nosso Pará, através da criação de novos empregos e renda para a população”, informou Xavier.

A iniciativa do projeto Escola-Indústria é desenvolvida pelo Sistema Faepa/Senar, em parceria com o Governo do Estado, através do Fundo de Desenvolvimento da Cacauicultura do Pará (Funcacau), para orientar e capacitar o produtor rural, a fim de proporcionar independência para produção e comercialização do cacau paraense. O projeto prevê a instalação de seis unidades piloto para a produção de chocolate. Uma já foi instalada no município de Altamira, as demais serão em Cametá, Castanhal, Igarapé Miri, Medicilândia, além de uma unidade móvel.

Dentre os produtos ainda em destaque no ranking de produção do Brasil, o Pará está em 1° lugar na produção de abacaxi. Em 2018, o Estado produziu 426.780 toneladas. O dendê também estava 1° lugar, sendo que em 2018 produziu 1.533.735.

O Estado está ainda em 2° lugar na produção de mandioca, sendo que no ano passado foram produzidas 3.836.215 toneladas. Em 2° lugar está a pimenta-do-reino. Em 2018 foram 33.657 toneladas.