Criada com o propósito de conscientizar as pessoas sobre a importância da maior floresta tropical do mundo e da sua biodiversidade para o planeta, o Dia da Amazônia é lembrado no dia 5 de setembro. A data foi escolhida em virtude do príncipe Dom Pedro II ter decretado a criação da Província do Amazonas neste dia no ano de 1850.

A Amazônia tem grande importância, pois ocupa quase metade do território nacional, o que o torna o maior entre todos os biomas brasileiros. Sua extensão territorial ocupa três das cinco regiões do país, sendo Norte onde se concentra a maior parte, seguindo do Nordeste e Centro-Oeste.

O bioma corresponde, legalmente, a mais 60% do território nacional, compreendendo parte dos estados do Mato Grosso e Maranhão e a totalidade dos estados do Acre, Amazonas, Roraima, Pará, Amapá e Tocantins.

Com características de densa vegetação, possui situação ideal para que a flora possa se desenvolver. Entre esses componentes, destacam-se as chuvas constantes e a ampla bacia hidrográfica da Amazônia.

Há muita referencia da Amazônia do Brasil, contudo a Amazônia internacional corresponde a uma área ao Norte da América do Sul, a qual abrange nove países: além do Brasil, estão incluídos a Guiana Francesa, Suriname, Guiana, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia