O Brasil é o maior exportador mundial de carne de frango e o Pará se destaca cada vez mais na avicultura comercial
O Dia da Avicultura é comemorado neste dia 28 de agosto e as perspectivas para o setor são de crescimento. Conforme a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) as exportações de carne de frango devem crescer entre 4% e 5% no acumulado do ano de 2019, resultado apontando pelos primeiros sete meses de 2019 que apresentaram forte retomada nas exportações e indicam o ritmo do ano.
Os resultados entre janeiro e julho apresentaram ampliação na exportação em relação ao ano anterior. A expectativa da associação, em relação à carne de frango, é fechar o ano com aumento de 1% na produção, passando de 12,8 milhões de toneladas, em 2018, para 13 milhões de toneladas, em 2019. As exportações devem alcançar 4,3 milhões de toneladas – volume de 4% a 5% superior em relação às 4,1 milhões de toneladas do último ano.
A cadeia de produção de frangos de corte no Brasil está em constante processo de modernização e melhoria, em modelo de produção como também em gestão e comercialização. A avicultura nacional é uma das mais organizadas no mundo, destacando-se pelos resultados alcançados em indicadores de produtividade, volume de abate e no desempenho social, ambiental, sanitário e econômico.
O Brasil é o maior exportador mundial de carne de frango e o Pará se destaca na avicultura comercial, que faz parte da economia de 28 municípios, concentrando a sua produção na Região Metropolitana de Belém, no Nordeste Paraense e no Baixo Amazonas.
Neste Dia da Avicultura, o Sistema Faepa/Senar parabeniza todos aqueles que fazem parte dessa ampla cadeia produtiva.