O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará – Faepa, Carlos Xavier, divulgou documento apoiando o pedido do Deputado Federal Hélio Leite, que solicitou a Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, tratamento igual às políticas das Regiões Norte/Nordeste.
Em documento enviado a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o deputado menciona ter recebido com entusiasmo o anúncio que estabelece o Plano de Ação para o Nordeste (AgroNordeste) e solicita, como representante do estado do Pará e integrante da bancada parlamentar do Norte, que seja avaliada a possibilidade de ampliar a área de abrangência do referido programa incluindo os agricultores do Norte do Brasil.
O plano AgroNordeste objetiva apoiar a organização das cadeias agropecuárias, ampliar e diversificar os canais de comercialização, além de aumentar a eficiência produtiva e o benefício social na Região Nordeste.
Para o deputado, as duas regiões apresentam muitas similaridades sócias econômicas, como os piores índices de desenvolvimento humano do Brasil, os menores níveis de renda das famílias, as menores taxas de organização, e os índices mais elevados de analfabetismo. Por outro lado, revela o potencial da agropecuária em ambas as regiões.
“Assim como no Nordeste, a região Norte possui enorme potencial agropecuário, que, bem explorado, tem o potencial de transformar a vida desse enorme contingente populacional que vive no campo, e ainda fornece alimentos, fibras e combustíveis para as demais regiões, sem falarmos dos serviços ambientais que são disponibilizados pelos ecossistemas amazônicos para todo o País. Para tanto, é imprescindível que ações como as que estão previstos no AgroNordeste sejam implementadas na região, agregando apoio técnico, pesquisa e fomento (inclusive utilizando os recursos Fundo Constitucional do Norte), à estruturação de cadeias produtivas como a do açaí, óleos vegetais, pescado, leite, cacau, entre outras”, solicita o parlamentar.
“A Faepa entende que é da maior importância a iniciativa do deputado Hélio Leite, considerado grande parceiro do setor produtivo rural, e manifesta apoio ao pleito do deputado”, finaliza o presidente Xavier.