Entre os dias 10 e 18 de agosto, o Sistema Faepa/Senar, em parceria com o Sindicato de Produtores Rurais de Paragominas, participou da 53ª Exposição e Feira Agropecuária de Paragominas (Agropec), que aconteceu no Parque de Exposições Amílcar Tocantins.

O público teve acesso às informações institucionais do Sistema Faepa/Senar, como ações de incentivo ao agronegócio, cursos presenciais e a distância, ofertados gratuitamente, além da novidade “Escola Indústria de Chocolate”, disponibilizada aos produtores rurais que querem fomentar a cacauicultura no estado do Pará.

 Escola Indústria 

A Escola Indústria de Chocolate trata-se de um projeto inovador, desenvolvido pelo Sistema Faepa/Senar, em parceria com o Governo do Estado, através do Fundo de Desenvolvimento da Cacauicultura do Pará (Funcacau), com objetivo de agregar valor ao cultivo do cacau e incentivar o produtor rural a investir na produção de chocolate. A iniciativa prevê a orientação e a capacitação do produtor rural, proporcionando independência para produção e comercialização do cacau paraense. O projeto prevê a instalação de seis unidades piloto nos municípios de Altamira, Cametá, Castanhal, Igarapé Miri, Medicilância, além de uma unidade móvel. Os visitantes foram recebidos pela consagrada chocolatier brasileira, Mirian Rocha, e obtinham informações sobre o manejo do cacau ao chocolate, além de conhecer todo o maquinário para o aprendizado da produção de chocolate.

Ainda complementando as novidades da feira, o Sistema Faepa/Senar  proporcionou uma experiência única, levando estudantes e produtores rurais para conhecerem sobre o “Cultivo intensivo do Cacau em Paragominas e Região”, com o palestrante Lanns Almeida, diretor da Biofábrica de Cacau. Na ocasião, técnicos e autoridades também prestigiaram a apresentação.

Regularização fundiária

Uma comitiva do setor agropecuário, liderada pelo presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), Carlos Xavier, recebeu o vice-ministro do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Nabhan Garcia. Na oportunidade foram tratados entraves e soluções para o setor fundiário do Estado, entre Nabhan, produtores rurais e representantes de entidades relacionadas ao setor.

Para o vice-ministro, “regularizar a situação fundiária da Amazônia Legal é prioridade do governo Bolsonaro”.  Nabhan deixou claro que é prioridade do governo do Presidente Bolsonaro, resolver a situação de terras na federação, em especial nas regiões Norte e Nordeste. Ele conta que, não somente os médios e grandes produtores irão ser beneficiados, mas como também a produção familiar, especialmente aquela que está em assentamento, também ganhará com isso. “Com o título em mãos, o assentado, por exemplo, poderá acessar créditos bancários e com isso, ser de fato produtor rural, produzindo na sua terra. Vamos também atuar com apoio em capacitação técnica, mostrando a aptidão da terra”, destacou.

Para o presidente da Faepa, Carlos Xavier, a participação de Nabhan Garcia teve grande importância para o evento, além de proporcionar reuniões que trataram, por exemplo, sobre temas que possam contribuir para os interesses do Pará. “Nosso objetivo também foi de discutir o que tem ocasionado maior dificuldade para o desenvolvimento econômico do Estado como a área fundiária e ambiental. A pauta foi muito produtiva e as posições do ministro são muito bem definidas e favorecem quem quer trabalhar de forma honesta para o desenvolvimento do agronegócio. Quem quiser atuar dentro da lei terá o apoio do ministério”, explicou.

Para o Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Paragominas, Murilo Zancaner, que é produtor, resolver o problema de terras do Estado é liberar mais recursos e estimular o desenvolvimento da região. “O agronegócio brasileiro é o que movimenta a economia, prova disto é o resultado dele na balança comercial, registrando superávit sucessivo. Isso mostra a força do produtor, seja ele grande ou pequeno. E o que o vice-Ministro veio fazer aqui em Paragominas é reafirmar essa força, ajudando a resolver um dos maiores problemas enfrentados por nós, que é a regularização de terras”, afirmou.

Inauguração

 A Arena Amazon Country Dr. Wilson Zancaner foi inaugurada oficialmente durante a cerimônia de abertura do Rodeio da 53ª Agropec. A placa inaugural foi descerrada pelo vice-ministro do Mapa, Nabhan Garcia, acompanhado pelo presidente do SPRP, Murilo Zancaner, coordenador do Núcleo, Chicão Caruso, o senador Zequinha Marinho, o presidente da Faepa, Carlos Xavier,  o vice presidente da Fiepa, Sidney Rosa e o prefeito de Paragominas – Paulo Tocantins.

Homenagem

O ex-presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Paragominas e ex-presidente da Faepa, falecido em junho deste ano, Luiz Carneiro de Oliveira, foi homenageado na abertura do Rodeio da Agropec 2019.