É com muito orgulho que o Sistema Faepa/ Senar leva conhecimento e ações sociais ao campo e ajuda a melhorar a qualidade de vida e a renda dos paraenses que produzem e contribuem para o desenvolvimento do Pará e do Brasil.

A cada dia, o Senar abre novos caminhos e busca novos rumos para oferecer a capacitação profissional exigida com o crescimento, dinamismo e grandiosidade da agropecuária brasileira. Em todos os cursos e treinamentos, procura difundir noções de responsabilidade social e de preservação do meio ambiente, pois sabe que é preciso cada vez mais, aliar produção com preservação ambiental, e levar ao homem e à mulher do campo os mesmos benefícios de quem vive na cidade.

Ao longo de sua história, o Senar já transformou a vida de muita gente com atividades voltadas para a Formação Profissional Rural e Ensino Técnico de Nível Médio, presencial e a distância, incentivando o estudo permanente com cursos ofertados ao longo do ano em todo o Estado. Sendo assim comemora também no dia 11 de agosto, o Dia do Estudante, data que é de extrema importância para a sociedade, pois enaltece o desenvolvimento pessoal através da aquisição de conhecimento contínuo.

A engenheira agrônoma e instrutora do Senar, Karjoene Cassimiro, conta que está sempre incentivando os alunos a buscarem conhecimento. “Sempre enfatizo que o conhecimento deve ser buscado constantemente, pois as empresas só contratam quem está apto a realizar aquele trabalho. Alerto os estudantes que o conhecimento pode nos levar pra muito longe”, contou.

Estudante e participante do programa Jovem Aprendiz, Camila Aroucha, teve aula prática e teórica sobre cadeia produtiva do dendê ofertada pelo Senar. “Ao final de dois anos estava apta a trabalhar em qualquer área nesse segmento, pois temos a oportunidade de estudar em módulos e fazer treinamento. Sem dúvida, estudar sempre nos trás mais conhecimento”, enfatizou.

“É preciso estudar para contribuir com a evolução do campo e as cidade”, diz superintendente do Senar Pará, Walter Cardoso.

São mais de duas décadas e meia ao lado do produtor e do trabalhador rural do Pará, desempenhando papel fundamental na revolução da agricultura e da pecuária no estado.  “Não há dúvidas de que tivemos participação de peso na transformação da agropecuária no estado, afinal, nenhuma evolução realmente acontece se não houver gente capacitada para colocá-la em prática. E, capacitação, é sinônimo do trabalho do Senar”, destaca.

Sou aluno do Senar – No ano passado, 46.704 alunos passaram pelo Senar nas ações de Formação Profissional Rural. E só no primeiro semestre de 2019, foram realizados 1.148 cursos em todo o Estado, com o alcance no atendimento de ensino a 16.641 alunos.

Ensino Superior – A Faculdade CNA é a primeira faculdade voltada exclusivamente para o agronegócio. Criada pela CNA para formar um profissional de nível superior à altura da inovação e tecnologia presentes na agropecuária brasileira, setor líder em crescimento na economia nacional. A Faculdade CNA atua na graduação, no formato presencial e a distância, além de cursos de pós-graduação lato sensu e extensão em áreas afins, para atuar em um mercado que hoje oferece 37% dos empregos diretos no país. Ou seja: é quem mais entende de agronegócio fazendo o curso que o mercado precisa e que o empresário e o produtor rural querem. Amparada na grande capilaridade do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, o SENAR, a Faculdade CNA oferece ensino a distância, mas com o diferencial da prática de campo, onde o aluno vai aplicar no ambiente real da propriedade o conhecimento adquirido no ambiente virtual. O objetivo é levar a todos os lugares uma educação de qualidade, adequada às necessidades dos produtores e trabalhadores rurais, qualificando-os nos processos produtivos, técnicos e gerenciais. No Pará, a Faculdade CNA tem um Polo de apoio presencial em Santa Izabel do Pará.

Estante Virtual – No mês do estudante, o Senar lançou a Estante Virtual da Coleção de Cartilhas para compartilhar o material didático utilizado nos treinamentos de produtores e trabalhadores rurais para a melhoria da produção agropecuária brasileira. O material, que é gratuito, pode ser acessado pelo site https://www.cnabrasil.org.br/senar/colecao-senar.  Estão disponíveis 150 cartilhas categorizadas a partir das cadeias produtivas: agroindústria, apicultura, aquicultura, avicultura, bovinocultura, cafeicultura, produção vegetal, equideocultura, fruticultura, gestão e empreendedorismo; grãos, fibras e oleaginosas, horticultura, ovinocaprinocultura, piscicultura e silvicultura. No espaço, também é possível visualizar cartilhas sobre sistemas integrados de produção, construções rurais, saúde e segurança no campo.

EaD Senar- O portal de Educação a Distância do Senar visa contribuir com a formação e a profissionalização das pessoas do meio rural em todo o território nacional. Com seus cursos on-line, amplia o acesso ao conhecimento e abre oportunidades para o aumento da produtividade, da renda e da qualidade de vida dos brasileiros do campo. O aluno matriculado em qualquer curso tem acesso a cartilhas, vídeo aulas, rede de conhecimento e muitos outros recursos que facilitam o aprendizado. Mais informações: 0800 642 7070, http://ead.senar.org.br/