Oito alunos do curso Técnico em Agronegócio da Rede e-Tec Brasil do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) participam até 20 de julho das atividades do projeto Rondon, Operação Gilmar Gomes, realizado pelo Núcleo Extensionista Rondon (NER) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), na região do oeste de Santa Catarina.

Durante dez dias, os participantes que também são acadêmicos da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), terão acesso a ação de extensão com imersão multidisciplinar, tendo como objetivo a interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade por meio da troca de conhecimentos visando a contribuição de soluções sustentáveis para inclusão social e a redução da desigualdade social.

Dentre os oitos acadêmicos da UFRA, cinco são alunos dos Polos da Rede e-Tec Brasil Senar de Capanema e três de Paragominas. O Pró-Reitor de Extensão da Ufra, Eduardo do Valle Lima, que é também coordenador Técnico Político da ação e o supervisor, professor Daniel Pereira Pinheiro, acompanham os estudantes. Após a participação dos alunos no projeto a ideia é replicar o conhecimento da ação no estado do Pará.

Para o aprimoramento do conhecimento dos alunos eles participarão, juntamente com a comunidade catarinense de 30 oficinas e atividades complementares nas áreas de comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação e meio ambiente, trabalho e saúde, tecnologia e produção.

Serão adotados ainda objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ODS e como apoio o Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável, que diagnostica o grau de desenvolvimento territorial ao considerar as dimensões social, cultural, ambiental, econômica e político-institucional. Também será utilizado banco de dados de ordem, regional, estadual e municipal: assistência social, demografia, economia, educação, finanças públicas, gestão de risco, saúde, habitação, segurança pública e meio ambiente.