Oito alunos do curso Técnico em Agronegócio da Rede e-Tec Brasil do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) participam de 10 a 20 de julho do Projeto Rondon – Operação Gilmar Mendes, na região do oeste de Santa Catarina. Durante de dez dias, os participantes que também são acadêmicos da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), terão acesso a ação de extensão com imersão multidisciplinar, tendo como objetivo a interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade por meio da troca de conhecimentos visando a contribuição de soluções sustentáveis para inclusão social e a redução da desigualdade social.
Dentre os oitos acadêmicos da UFRA, cinco são alunos do Polo da Rede e-Tec de Capanema e três do Polo de Paragominas. O Pró-Reitor de Extensão da Ufra, Eduardo do Valle Lima, que é também coordenador Técnico Político da ação e o supervisor, professor Daniel Pereira Pinheiro, acompanham os estudantes. Após a participação dos alunos no projeto a ideia é replicar o conhecimento da ação no estado do Pará.
Para o aprimoramento do conhecimento dos alunos eles participarão, juntamente com a comunidade catarinense de 30 oficinas e atividades complementares nas áreas de comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação e meio ambiente, trabalho e saúde, tecnologia e produção.
Serão adotados ainda objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ODS e como apoio o Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável, que diagnostica o grau de desenvolvimento territorial ao considerar as dimensões social, cultural, ambiental, econômica e político-institucional. Também será utilizado banco de dados de ordem, regional, estadual e municipal: assistência social, demografia, economia, educação, finanças públicas, gestão de risco, saúde, habitação, segurança pública e meio ambiente.