O crescimento pessoal e profissional foi destacado por três dos quatro finalistas do Programa CNA Jovem etapa Estadual, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), durante reunião na manhã desta terça-feira, 21, na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa). O pré-encontro entre os finalistas e dois instrutores do Senar tem o objetivo de alinhar as expectativas e dificuldades dos participantes, a fim de prepará-los para 3° encontro Nacional do Programa, que será nos dias 31 de maio, 1° e 2 de junho, em São Paulo.
O instrutor do Senar, no Programa CNA Jovem Estadual, Edivaldo Júnior contou que já foi participante da iniciativa em 2014. Ele explicou que os pré- encontros são muito importantes para o melhor desempenho e desenvolvimento do Programa. “Como já tivemos essa vivência, os encontros tornam-se uma oportunidade de darmos um direcionamento aos participantes, além de possibilitar a troca de informações. O apoio do Senar é de fundamental importância, pois fomenta as atividades dos jovens no setor agro. Considero que o agronegócio ainda é muito rudimentar, e o incentivo a essa faixa etária traz a possibilidade da curiosidade de saber mais, inovação e transformação”, destacou.
A finalista do Programa CNA Jovem etapa Estadual, Keyvilla Aguiar explicou que na etapa Nacional participam 59 jovens, representando os demais estados. No Pará, inicialmente, foram recrutados 100 jovens, deste ficaram 20, finalizando com os quatro finalistas. “Estamos levando nosso desafio e soluções para o futuro do Agro. O programa nos possibilita a imersão de ações tecnológicas, criatividade e ideias inovadoras para que possamos desenvolver esse desafio em individual e em grupo pra aplicamos no setor do agronegócio”, contou.
A final do Programa CNA Jovem etapa Nacional será em Brasília de 5 a 7 de julho. A premiação concederá ao grupo finalista a participação em um Congresso de Inovação. Individualmente, três finalistas serão premiados com uma visita ao Vale do Silício, localizado na Califórnia, Estados Unidos, região onde estão situadas várias empresas de alta tecnologia.