O Brasil importa 72% dos insumos necessários a sua demanda de fertilizantes, e enfrenta os impactos ambientais causados pela aplicação continuada de produtos à base de NPK. As informações coletadas pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal do Pará (UFPA) mostra que o país pode buscar mecanismos para diminuir os impactos ambientais.
Em virtude dessa demanda, a UFPA está ofertando o Curso de Especialização em Rochagem e Remineralização de Solos, na Modalidade a Distância, cujas matrículas estão abertas até 31 de maio. A iniciativa tem a finalidade de desenvolver habilidades e capacidades para fortalecer a produção agrícola brasileira.
O público alvo são profissionais graduados em Geologia, Agronomia e demais profissionais das ciências da natureza. Também será ofertado a estudantes, agricultores e pessoas interessadas em métodos sustentáveis de produção agrícola.
A especialização terá duração de 18 meses com 4 a 5 encontros presenciais em Belém ou em polos de atendimento que venham a se constituir no Estado do Pará. Os interessados deverão inscrever-se no site www.aedi.ufpa@gmail.com
O investimento para participar do curso é de R$7.200, que poderá ser parcelado em até 18 parcelas de R$400.
Rochagem – Atividade industrial, dentro de novas rotas tecnológicas já em utilização no País, de produzir pó, a partir da moagem de determinados tipos de rochas, as quais, em função das suas propriedades químico-mineralógicas podem servir para remineralização e fertilização de solos empobrecidos pelo uso continuado ou inadequado, rochas essas disponíveis local e regionalmente, em função da enorme geo diversidade brasileira.
Plano – A importância de adquirir conhecimento sobre Rochagem e Remineralizarão se dá também, no momento em que (pois) o Governo Federal acaba de lançar o Plano Nacional de Minerais Estratégicos.Entre eles se incluem os agrominerais, como alternativa de suprir o setor agropecuário nacional em suas necessidades por fertilizantes, produzindo em reais e não em moeda estrangeira, esses insumos, desonerando a balança comercial brasileira, bem como diminuindo a dependência e a vulnerabilidade externa do Brasil, ao provimento de fertilizantes e remineralizadores de solos.
Parcerias – O Curso de Especialização em Rochagem e Remineralização de Solos foi aprovado pela Resolução nº 5.060 de 04/07/2018, do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Pará – UFPA e está sendo promovido em parceria com a Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA, Museu Goeldi, Governo do Estado do Pará, Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), dente outros.