Com o propósito de reconhecer as boas práticas de inovação e produção sustentáveis para a melhoria da gestão das terras e das florestas por agricultores nos biomas Amazônia e Mata Atlântica, o Projeto Rural Sustentável premiou na última segunda-feira, 6, os ganhadores do Prêmio Rural Sustentável: Sustentabilidade para o Desenvolvimento Rural, entres eles a instrutora técnica do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural  – Senar Pará, Susane Mendes Cardoso.

O prêmio conquistado por Susane se deu em virtude do reconhecimento do seu trabalho na região nordeste paraense, com a iniciativa denominada “Abelha Verde” que atende 20 famílias de produtores rurais moradoras de um assentamento no município de Paragominas.

O projeto de Apicultura obteve bastante crescimento, sendo que os produtos já possuem rótulos próprios, visibilidade e espaço no mercado. O projeto foi desenvolvido por meio de uma parceria da Prefeitura Municipal de Paragominas e o Senar.

Susane comenta que não se sente envaidecida com o prêmio, mas que “dá uma responsabilidade muito grande em continuar com este trabalho que só veio reforçar o meu compromisso com o pequeno produtor”, enfatizou.

Segundo o gerente regional de Assistência Técnica e Gerencial do Senar, Dácio Carvalho, Susane demostrou ter aptidão para o trabalho empreendedor, e por conta disso foi convidada para contribuir como instutora técnica do Senar no Projeto Rural Sustentável.

“O trabalho do Senar tem como objetivo melhorar a vida do produtor rural e o desenvolvimento do projeto de Susane com o apoio do Senar obteve muitos resultados nesse sentido. O prêmio dedicado a ela foi totalmente merecido”, destacou Dácio.

 

Sobre o Projeto

O Projeto Rural Sustentável visa incentivar o desenvolvimento rural sustentável e a conservação da biodiversidade, por meio da implementação de tecnologias de baixa emissão de carbono. Os resultados contribuem para o cumprimento dos objetivos do Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC), com o fomento da implantação dessas tecnologias produtivas em propriedades rurais.

O Rural Sustentável é uma parceria entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o governo britânico, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), tendo como implementador o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS), com o apoio técnico da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do Banco do Brasil.

Entre as metas alcançadas, o Projeto promoveu o treinamento de quase 3 mil agentes de assistência técnica, a capacitação de cerca de 25 mil produtores rurais, a realização de mais de 1 mil Dias de Campo, além do apoio direto para mais de 46 mil hectares de implementação de tecnologias de agricultura de baixa emissão de carbono e conservação florestal.

Prêmio

A Comissão Julgadora do prêmio foi composta por membros do Mapa, do BID, da Embrapa, além de representantes de universidades e entidades ligadas ao setor. Foram premiados produtores, agentes de assistência técnica e instituições de assistência técnica e extensão rural em diversas categorias, como Inovação e Experimentação, Geração de Renda e Trabalho, Conservação, Inclusão de Gênero, Vinculação e Continuação de Políticas Públicas e Incentivo às Práticas Cooperativistas.

Confira algumas imagens da premiação