Na ocasião estiveram presentes o títular da Faepa, Carlos Xavier, o coordenador de jornalismo da CBN Amazônia Belém, Lucas Medeiros, a gerente executiva da CBN, Danielli Pires, e havia representantes da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), Sindicato das Indústrias Minerais do Pará (Simineral), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa) e também presidentes de Sindicatos Rurais do Estado.
Segundo o presidente da Faepa, Carlos Xavier, a parceria com a CBN proporciona diversas informações que podem auxiliar o produtor rural. “Considero importante ampliar a notícia para o interior do Estado. É responsabilidade de todos que a sociedade tenha acesso a informação e dessa forma facilitar o desenvolvimento do agronegócio”, analisou.
O integrante do Sindicato Rural do município de Tucuruí, Jahir Seixas Gonçalves disse que a maioria dos produtores rurais tem mais acesso as noticias por meio dos programas de rádio. “Acho a iniciativa importante, pois o conhecimento é a melhor moeda que nós temos. Se não tivermos conhecimento não obteremos sucesso. Se os programas de rádio informam os produtores rurais eles podem ter muito mais sucesso no trabalho que desenvolvem”, afirmou.
A frente do Programa Amazônia Agronegócio, Douglas Dinelly informou que aos sábados, às 8h15, o produtor rural já pode ter acesso a diversas informações como, por exemplo, os calendários de eventos referentes ao homem do campo.
“Temos também informações sobre data de vacinas que visa atender o setor pecuarista. Fizemos ainda uma série sobre frutas econômicas do Pará, com a entrevista de técnicos que possam orientar sobre pragas e cultivo. O programa também quer destacar a importância do setor para a sociedade”, enfatizou.
O coordenador de Jornalismo da CBN Amazônia Belém, Lucas Medeiros, contou que o veiculo de comunicação está na capital paraense há 6 meses. “O agronegócio é importante setor produtivo do estado do Pará, por isso vimos a necessidade de informar como a grade de programação da rádio tem espaço para este tipo de tema”, explicou.