O curso Técnico em Florestas do SENAR abre novas oportunidades aos jovens e novos caminhos para aumentar a renda nas propriedades rurais.
Em 3 semestres, num total de 1200 horas, os estudantes aprendem sobre ecologia, botânica, manejo de florestas nativas e plantadas, sistemas agroflorestais e mecanização agrícola, entre outros componentes curriculares.
O aprendizado inclui, ainda, 365 horas de estágio supervisionado.
Equipe especializada:
Os docentes do curso Técnico em Florestas são Mestres, que atuam em Universidades Federais e na EMBRAPA, e instrutores de Treinamentos da FPR-Formação Profissional Rural nas Administrações Regionais do SENAR.
Ensino atrelado à prática:
Além da teoria os estudantes têm aulas em campo e acesso a equipamentos de alta precisão, como os simuladores virtuais de colheita florestal, com software canadense que permite testar os procedimentos de corte e retirada de madeira de reflorestamento.
Localização privilegiada:
Desde 2015, o curso é oferecido no Centro de Formação Técnica em Florestas do SENAR, em Palmas, com certificação própria. A região está em franca expansão no setor de florestas plantadas.
Empregabilidade:
o mercado de trabalho é amplo para quem faz o curso técnico em Florestas. Com o certificado na mão, o aluno pode ser:
- Empresário no ramo de produção de mudas de árvores nativas e exóticas, em viveiros
- Técnico em empresa de florestas plantadas
- Técnico em secretarias de Meio Ambiente e Agricultura, Ibama e Embrapa
- Técnico na indústria moveleira
- Técnico em empresas de topografia e georeferenciamento
- Técnico do Programa de Assistência Técnica e Gerencial do SENAR
Assista ao vídeo com depoimentos de alunos da primeira turma, que se formou em 2013.
Como participar:
O processo seletivo do curso Técnico em Florestas geralmente acontece no início de cada ano letivo com publicação do edital no Portal do SENAR.