A Ondrone, startup fundada pelo Programador Leonardo Mártyres, foi uma das empresas do norte do país a ser selecionada no Hub CNA – iniciativa que fundada com o objetivo de se tornar o principal polo de inovação do agro. A ideia apresentada é o serviço Mapeia Açaí – aplicativo de gestão de propriedades com foco no aumento de produtividade e gestão de custos de produção, por meio do mapeamento feito via drones e satélites.
A solução Mapeia Açaí utiliza drones para monitorar plantações de açaí com precisão, gerando dados sobre a saúde das plantas e permitindo ajustes rápidos e eficazes no manejo agrícola. Essa tecnologia beneficia pequenos e médios produtores ao aumentar a produtividade em até 20%, reduzir os custos com insumos em até 35% e de água em até 10%.
O uso dos drones também facilita uma gestão mais responsável dos recursos, minimizando desperdícios e impactos ambientais. “A ONDRONE se posiciona como uma referência em tecnologia agrícola sustentável, consolidando seu compromisso com a inovação e a preservação ambiental”, destaca o inovador Leonardo Mártyres.
A startup passou por trilhas de impulsionamento desenvolvidas pelo hub CNA, assim como as demais selecionadas, e foi certificada para compor o portfólio de startups do agro. Segundo o fundador da ondrone, agora com a certificação, a empresa planeja expandir a tecnologia para novas regiões e cultivos, além de buscar parcerias estratégicas em setores como reflorestamento e créditos de carbono e demais cadeiras produtivas que possam se beneficiar do monitoramento aéreo de alta precisão.