Nesta terça-feira, 29/10, produtores rurais da região do Marajó participaram da palestra “Carbono Florestal e a Produção Agropecuária”, na sede do Sistema Faepa/Senar/Sindicatos/Núcleos/Fundepec, trazendo como tema principal o Programa Jurisdicional de REDD+, sigla para “Redução de Desmatamento e Degradação florestal.
O projeto Carbono Florestal e a Produção Agropecuária, desenvolvido pelo Instituto Earth Innovation Institute em parceria com o Governo do Pará, representa um importante passo na promoção de práticas sustentáveis no setor agrícola. a iniciativa visa criar subprogramas de incentivos para fomentar a produção sustentável rural no contexto do programa REDD+ Jurisdicional. No estado do Pará, o REDD+ atua como um instrumento financeiro estratégico, fortalecendo o Plano Estadual Amazônia Agora (PEAA) e seus mecanismos de implementação. Este programa é fundamental para que o estado alcance as metas estabelecidas na Política Estadual de Mudanças Climáticas (PEMC), demonstrando um compromisso concreto com a sustentabilidade ambiental.
A aplicação do REDD+ jurisdicional estabelece uma base territorial específica para a implementação de metas de redução do desmatamento e projetos de carbono. Para garantir a efetividade do programa e sua adequação às necessidades locais, os produtores rurais foram convidados a participar ativamente do processo, respondendo a um questionário que contribuirá para a construção de uma proposta alinhada com as demandas do setor produtivo.
Ao final da reunião, produtores presentes estabeleceram a necessidade de uma nova reunião a fim de trazer as propostas do setor produtivo.