Nesta semana, entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro de 2024, o Sindicato dos Produtores Rurais de Salvaterra, em parceria com o Sistema Faepa/Senar, promoveu o curso de operação e manutenção de retroescavadeira no parque agrícola da cidade, onde está localizada a sede do sindicato. A iniciativa faz parte de um esforço contínuo para qualificar trabalhadores e produtores rurais da Ilha do Marajó, capacitando-os para o mercado de trabalho que, atualmente, está em expansão na área rural e comercial.
De acordo com o instrutor Manoel Francisco, o curso visa proporcionar aos participantes melhores oportunidades de emprego. “O objetivo deste curso é capacitar mais pessoas para que possam ter dias melhores dentro desta profissão. A formação que oferecemos, além da retroescavadeira, inclui operação e manutenção de outros equipamentos agrícolas como tratores, pá carregadeira e roçadeira de costa, todos com o intuito de agregar valor à vida dos produtores e trabalhadores rurais”, afirmou o instrutor.
Heleno Mendonça Pampulha, um dos alunos do curso, expressou sua gratidão pela oportunidade e destacou o impacto positivo que a capacitação terá para o município. “Este curso vai significar muita coisa para o nosso produtor rural. Aprendemos muito sobre como manejar uma retroescavadeira, e estou certo de que daqui sairão grandes profissionais que vão suprir uma necessidade que temos na região”, comentou Heleno.
O trabalho do Sistema Faepa/Senar, em parceria com os sindicatos rurais e o Núcleo Regional do Marajó, tem sido fundamental para o desenvolvimento do mercado de trabalho no estado, oferecendo oportunidades de qualificação e contribuindo diretamente para o fortalecimento do setor rural.