O Projeto Agro BR, voltado para a exportação de pequenos e médios produtores rurais da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), realizou um treinamento focado no setor de cacau fino e chocolate gourmet, na sede do Sistema Faepa/Senar/Sindicatos/Núcleos/Fundepec, em Belém. O evento, que atendeu à demanda dos produtores, foi realizado de forma híbrida, com participação presencial e online, nas dependências do Sistema Faepa/Senar.
O treinamento reuniu 23 empreendedores do setor de chocolate artesanal e derivados de cacau, todos interessados em se preparar para o mercado internacional. A coordenação e moderação do evento foram feitas por Lahire Filho, assessor técnico da FAEPA, e a capacitação foi ministrada por Giselle Amaral, coordenadora do Programa na Região Norte.
A programação também contou com a presença do presidente do Sistema Faepa/Senar/Sindicatos/Núcleos/Fundepec, Carlos Xavier, que proferiu palavras de incentivo aos produtores, ao ressaltar que mundo já consome o a carne do Pará, o açaí e, agora, é a oportunidade do chocolate produzidos com as amêndoas da região.
Durante o evento, Giselle Amaral destacou os caminhos a serem seguidos, as oportunidades, tendências e desafios globais para os produtos de cacau e chocolate. A abertura do evento contou com a presença do presidente Carlos Xavier, que incentivou os empreendedores do setor de chocolate e anunciou uma proposição ao Funcacau para fomentar a instalação de 250 microindústrias de chocolate. Como parte dessa iniciativa, foram estabelecidas 6 unidades de Escolas Industriais de Chocolate para capacitar futuros empreendedores.
Na programação, os técnicos dos Correios, Mauro Cesar e Angeliza, foram convidados para apresentar soluções logísticas para o envio de mercadorias. Eles explicaram de forma didática as opções oferecidas pelos Correios para exportação de produtos, com ênfase no sistema LOG+, que abrange o e-commerce nacional e internacional destinado aos produtores de manufaturados.