Na última quarta-feira (08/08), o município de Tomé-Açu foi o cenário do II Simpósio Cacau Clone do Nordeste Paraense, um evento de grande importância para o setor agrícola da região. A programação reuniu especialistas e produtores para discutir temas cruciais como agricultura regenerativa, mercado de cacau, doenças e pragas, além de destacar a alta produtividade do cacau clone.
Organizado pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Tomé-Açu em parceria com a Associação Agropecuária do Vale do Acará (AAVA), o evento buscou promover o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre os participantes, contribuindo para o desenvolvimento da cacauicultura no estado do Pará.
A cerimônia de abertura oficial do simpósio contou com a presença de diversas autoridades do setor, que compuseram a mesa de abertura. Entre os presentes estavam Dra. Maria Goreti Gomes, presidente da Câmara Setorial do Cacau no Pará, representando também o Sistema Faepa/Senar; Ramon Falsoni, presidente da AAVA; Elton Takaki, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Tomé-Açu (Sistema Faepa/Senar); Carlos Antônio Vieira, prefeito de Tomé-Açu; e representantes da Câmara dos Vereadores.
Outras personalidades de destaque incluíam; Alírio Tavares, secretário de Agricultura de Tomé-Açu (Semagri); Bruna Sayuri Fujiyama, vice-diretora da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), campus Tomé-Açu; e Francisco Wataru Sakaguchi, presidente da Associação Cultural de Tomé-Açu (ACTA).
O simpósio também contou com a participação de Jason Moreira, auditor fiscal federal agropecuário e chefe do Serviço de Difusão de Tecnologia (SDT) de Tomé-Açu, da Ceplac; Alberto Keiti Oppata, presidente da Cooperativa Agrícola Mista de Tomé-Açu (CAMTA); Deize Brito, gerente regional da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepara); Pedro Correa Rodrigues, coordenador local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater); Edilson Braga Rodrigues, representante da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); além de um representante da Secretaria de Agricultura de outros municípios.
O evento reafirmou o compromisso das entidades organizadoras em fortalecer a cadeia produtiva do cacau na região, promovendo práticas sustentáveis e inovadoras que garantam a competitividade e a qualidade do cacau paraense no mercado nacional e internacional.