Atualmente a busca por especialistas em paisagismo está em alta no país. Em contrapartida, a oferta de profissionais não vem acompanhando a necessidade desse mercado tão promissor. O paisagismo é um projeto pensado para melhorar a experiência das pessoas em determinado espaço. A jardinagem atua sobre os cuidados com a manutenção e a preservação das plantas escolhidas. Nesta semana, 20 alunos moradores do município de Paragominas estão tendo a oportunidade de se capacitar na área, por meio do curso de “Jardinagem e Paisagismo” promovido pelo Sistema Faepa/Senar.
Segundo a instrutora do curso de “Jardinagem e Paisagismo” do Senar, a Engenheira Agrônoma, Iris Guedes, os alunos estão aprendendo a compor uma imagem harmonizada dos locais. “A ideia proposta é que a composição dos ambientes deixe de ser apenas para apreciação, mas também terão a possibilidade de interação com o público. O cultivo de plantas ornamentais, a construção, a composição do solo, a sequência de montagem de vasos e os traços culturais estão entre os vários ensinamentos propostos no curso”, explicou.
Sobre as vantagens dessa capacitação no município, Íris reforça que “é um polo muito forte. O crescimento da cidade tem gerado muitas construções como condomínios e empresas que precisam de mão de obra qualificada nesse sentido. Portanto, aos que buscam agregar valor ao seu trabalho, ter a oportunidade de receber um certificado reconhecido nacionalmente, trará a possibilidade de aumentar a sua renda e consequentemente, a sua qualidade de vida. É mais uma porta que se abre”, ressaltou.
—