O aumento da produtividade e da rentabilidade proposto por meio da administração rural é de extrema importância para a vida da agricultura familiar. Produtores rurais do município de Capanema recebem até sexta-feira, 1°, o curso de “Administração Rural e Liderança”. O treinamento faz parte dos mais de 40 tipos de capacitações ofertados pelo Sistema Faepa/Senar, deste a segunda-feira, 27. O aperfeiçoamento profissional atenderá mais 1.500 pessoas distribuídas em mais de 120 turmas.
O instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Rodrigo da Costa, explicou que o empreendedorismo é o foco principal das aulas. “O curso vai possibilitar ao produtor rural aprender a administrar o próprio negócio, deixando de depender da colaboração de terceiros. Essa capacidade de gerenciar com base no que é produzido irá melhorar o empreendedorismo na região”, frisou.
Rodrigo da Costa disse ainda que nesta edição, a turma é composta por 14 alunos que concluirão o curso adquirindo noção do que é empreender no campo. “Anteriormente, esse produtor rural sempre teve muita habilidade na produção e pouco conhecimento na administração. Dessa forma, será possível melhorar também o trabalho familiar”, explicou.
A participante do curso, Andreza Rodrigues, disse que a capacitação está ampliando o conhecimento e lhe proporcionando estrutura para futuramente empreender. “Isso vai me ajudar a aumentar a renda familiar. Nesta semana estou aprendendo o passo a passo para ter mais sucesso”, avaliou.