O agronegócio eleva a movimentação de cargas nos portos do Brasil. No Pará, o Porto de Vila do Conde já se firmou como maior porto do Norte do Brasil, não somente em relação a sua área de extensão, mas também, em movimentação de mercadorias.

Sempre à frente das ações que beneficiem o setor produtivo do Estado e a sociedade em geral, o Sistema Faepa/ Senar/ Fundepec/ Sindicatos avança nas articulações em benefício do agro, e nos dias 29 e 30 de agosto, a assessora Técnica da Faepa, Eliana Zacca, e o assessor Mário Solano, cumpriram uma agenda de visitas ao Porto de Vila do Conde e a terminais portuários privados em Barcarena, de graneis vegetal e mineral com objetivo de conhecer estruturas e funcionamento. A programação contou a participação de uma comitiva da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb), que esteve no Pará especialmente com esse intuito.

Após as visitas técnicas, a comitiva foi recebida na sede do Palácio da Agricultura, em Belém, pelo presidente Carlos Xavier.

TERMINAL DE GRÃOS PONTA DA MONTANHA

O Terminal Portuário iniciou sua operação na década de 90, associado a uma planta de beneficiamento de Caulim promovendo a exportação deste. A primeira operadora do terminal foi a empresa Rio Capim Química S/A (RCQSA). As atividades industriais encerraram ao final de 2012. Em dezembro de 2012, a ADM do BRASIL Ltda, passou a ser a nova proprietária do Terminal, atendendo a finalidade de movimentar granéis vegetais sólidos. Em julho de 2015, a ADM (Archer Daniels Midland) somou esforços com a Viterra, e juntas formaram a joint venture“TERMINAL DE GRÃOS PONTA DA MONTANHA S.A.”. Possui armazém com capacidade de armazenamento para 120 mil toneladas e 6 silos que, juntos, podem comportar até 30 mil toneladas

 HIDROVIAS DO BRASIL

Empresa de soluções logísticas integradas com atuação em quatro frentes: transporte hidroviário, operação de terminais, cabotagem e integração de serviços logísticos, com  objetivo de ajudar a conectar o continente sul-americano de forma eficiente e sustentável. Opera hoje em 4 rotas logísticas estratégicas: Corredor Norte do Brasil, Hidrovia Paraguai-Paraná, rota de cabotagem entre Porto Trombetas e Vila do Conde (PA) e Porto de Santos.

Transporte hidroviário  – A frota é composta por 27 empurradores e mais de 300 barcaças, transporta pelos rios e águas regionais as riquezas do continente: a melhor solução para o transporte de commodities de forma rápida e sustentável.

Operação de terminais – Realiza a operação de terminais de transbordo de carga e terminais portuários diversos para a exportação e importação de produtos na América do Sul.

Cabotagem – Utilização do potencial navegável da costa do continente para transporte entre portos, com soluções personalizáveis e ativos próprios.

Integração de modais – Para atender às necessidades dos clientes, realiza a composição de dois ou mais serviços, buscando a melhor solução para cada negócio ou realidade.